Quem Somos

A Descoberta

Levantamento feito pelo ISER (Instituto Superior de Estudos da Religião - RJ), em parceria com a Johns Hopkins University, apurou que o Brasil tem em torno de 220 mil instituições beneficentes, sem fins lucrativos, congregando 10 milhões de voluntários, prestando atendimento direto a cerca de 40 milhões de pessoas, isto é, 1/4 da população brasileira.

São números gigantescos que sempre foram desconhecidos. A descoberta só aconteceu quando o governo publicou uma lei (nº 9.732/98) eliminando isenções fiscais de todas as entidades de assistência social. O governo legislou para uma minoria fraudulenta e fulminantemente produziu um impacto sobre a massa de milhões da atividade beneficente, compreendendo voluntários e atendidos que cobrem a área dolorosa da omissão do Poder Público.

Duas características sobressaem:

1º) É um contingente de brasileiros que carrega a bandeira do cumprimento dos deveres num país formado na cultura monotônica de exaltada exigência de direitos, freqüentemente sem a contrapartida indispensável do cumprimento dos deveres;

2º) Apesar de imenso, esse contingente humano vê sua força inibida pela falta de organização. A primeira característica é essencial, a segunda é circunstancial. Circunstancial porque, uma vez contando com o que é realmente essencial - o potencial de arregimentação e decisão - o quadro de desorganização poderá ser revertido. E, efetivamente, esse quadro começou a alterar-se.