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TUCCA lança em setembro para todo o Brasil uma campanha inédita.
Criada pelos profissionais da agência Lew, Lara - Propaganda e Comunicação, a Campanha para o Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (Tumor Ocular) na Infância será veiculada em redes de televisão, jornais, revistas, outdoors, além de maternidades, consultórios pediátricos e oftamológicos do país todo. Partindo do propósito de que o diagnóstico é simples e pode ser feito pelos próprios pais – basta somente fotografar a criança com flash para descobrir a existência do tumor –, a Campanha contará com um número de telefone gratuito para informações (0800 770 4665), da sede da TUCCA. As dúvidas também poderão ser encaminhadas para o site da entidade (http://www.tucca.org.br). Já quem não possuir telefone ou internet poderá comparecer ao Posto de Saúde mais próximo.
Por ano, são diagnosticados no Brasil 400 novos casos de retinoblastoma na infância. O tratamento, oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é gratuito. Em crianças, a doença geralmente aparece até os dois anos e meio de idade, mas pode também estar presente já ao nascimento. Quando descoberta precocemente, é curável, inclusive com a preservação da visão. Por outro lado, se a descoberta é tardia, os índices de cura diminuem, enquanto aumentam os riscos para a saúde do paciente.
Ana Paula Arosio que, assim como os demais envolvidos na Campanha, abriu mão de seu cachê, ressalta a importância da descoberta precoce da doença: "Eu quis participar dessa campanha porque, além de ser de prevenção contra o câncer infantil, que é uma doença que sensibiliza todos nós, também é uma campanha para alertar sobre um tipo de tumor pouco conhecido, o retinoblastoma, de fácil diagnóstico, mas que pode levar às crianças a perderem a visão e até à morte. Trata-se de uma doença que, quanto mais cedo diagnosticada, mais fácil o tratamento". Já o Doutor Sidnei Epelman, presidente da TUCCA, afirma que a entidade ganhou uma aliada importante: “Para a TUCCA, a Ana Paula Arosio transmite muita confiabilidade, é jovem, séria, tem uma leveza, uma vontade de viver. Sem falar dos seus olhos maravilhosos. Enfim, ela acreditou num tema desconhecido, o retinoblastoma, e está se tornando uma grande parceira para a difusão dessa Campanha”. Sidnei Epelman ressalta ainda que a produção da Campanha só foi possível graças às parcerias do International Network for Cancer Treatment and Research, SOBOPE (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica) e do Instituto da Visão Vinculado à UNIFESP.
Retinoblastoma – Tumor Ocular Infantil
O retinoblastoma é um tumor ocular que tem por apresentação o reflexo pupilar branco, ou o "reflexo do olho de gato", como é chamado o leucocoria. Muitas vezes, este sinal só pode ser notado em algumas posições do olhar, à luz artificial (quando a pupila estiver dilatada), ou em fotos em que a luz do flash bater sobre os olhos à meia luz. Outros sinais associados a esse tipo de câncer são estrabismo, dificuldade visual, aparência anormal do olho, glaucoma, e inflamações. Informar aos pais sobre o retinoblastoma é importante, uma vez que mais de 90% dos casos foram percebidos pelos pais. Se detectado tardiamente, poucas são as chances de resultados favoráveis, uma vez que os efeitos temporários e permanentes decorrentes do tratamento são graves e podem inclusive comprometer a vida do paciente.
Campanha para o Diagóstico Precoce do Retinoblastoma (Tumor Ocular) na Infância
A Campanha para o Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (Tumor Ocular) na Infância, que será lançada em Setembro de 2002, foi criada pela agência Lew, Lara Propaganda e Comunicação. Além de contar com o filme de 30 segundos, protagonizado por Ana Paula Arosio, a Campanha também é composta por material impresso, ilustrados por fotografias de crianças portadoras de retinoblastoma vestidas de super-heróis. Fazem parte da Campanha impressa painéis, folhetos explicativos para pais, cartões postais para oftalmologistas e pediatras, banners e anúncios para revistas e jornais.
TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral
Criada em 1998, a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral) é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é aumentar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida dos jovens pacientes brasileiros portadores de tumor cerebral. Ao contrário de outras entidades, tem por missão otimizar as condições de tratamento nos diferentes centros especializados do Brasil, do diagnóstico à reabilitação. Sidnei Epelman, presidente da entidade, esclarece que esse tipo de proposta não existe no Brasil: "Não queremos construir um centro novo, mas oferecer o tratamento adequado à criança e ao adolescente com tumor cerebral do país". Para tanto, a TUCCA atua no sentido de aprimorar o processo do diagnóstico através do emprego de exames sofisticados; buscar novas estratégias terapêuticas por meio da pesquisa científica; e capacitar a equipe de profissionais oferecendo bolsas de estudo, estágios, cursos, fóruns de discussões. Também está entre suas ações garantir ao paciente o restabelecimento de uma vida produtiva nas diferentes esferas existenciais, além de utilizar materiais educativos para difundir informações sobre a doença, o tratamento e suas implicações ao paciente, familiares, profissionais e comunidades. Crianças e adolescentes dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo já receberam tratamento graças às ações da TUCCA que, somente no Hospital Santa Marcelina, possibilitou o acompanhamento de cerca de cinqüenta pacientes no ano de 2001.
Em 2002, a entidade lançou, pela segunda vez consecutiva, seu Programa de Assinatura para eventos culturais, uma idéia inovadora empregada para a captação de recursos e que trouxe e continuará trazendo ao país importantes nomes da música erudita internacional, como a soprano norte-americana June Anderson. Outros resultados de seu trabalho são a publicação do livro Orientação para Pais de Pacientes com Tumor Cerebral, a manutenção do site www.tucca.org.br, a produção do Jantar Anual TUCCA e do Programa de Assinatura 2001, que contou com o Recital Solo do pianista Nelson Freire. Por suas ações, a TUCCA também despertou a atenção de algumas entidades, que promoveram eventos com parte de suas rendas destinadas para a associação, como o MAM (Museu de Arte Moderna) e a São Paulo Alpargatas, a grife Salsa Beachwear, a loja Regatas e o Instituto Milhões de Vidas, na Campanha de Reciclagem, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Vega Engenharia Ambiental. Os interessados podem ainda contribuir com a associação através de doações, trabalho voluntário ou participando dos seus eventos beneficentes.