Notícias
FHC dá computador a menino que mora em cidade sem luz elétrica
Leonardo vive em um lugarejo na zona rural de uma região pobre do norte de Minas Gerais com cinco irmãos. "Estudar é ter certeza [de] que conquistaremos algo que ninguém poderá nos tirar", foi a frase vencedora.
Leonardo viajou até Brasília para receber o prêmio das mãos de FHC no último dia 7 de setembro. Sem poder usar, agora ele já pensa em vender o computador para ajudar a família
Onde Léo vive não há energia elétrica. Ele mora em uma pequena casa de quatro cômodos com o pai, lavrador, a mãe, dona-de-casa, e os irmãos -a última com apenas 15 dias de vida. Além da falta de luz, as camas não são suficientes para todos.
O outro motivo é que o menino deseja comprar um lote na sua cidade para construir uma casa melhor para a família. Um computador do tipo que ele ganhou vale cerca de R$ 1.500.
É um lote pequeno", disse Léo à Agência Folha, pelo telefone público instalado na escola que estuda, na zona urbana de São João da Ponte Além do micro, Léo ganhou ainda uma viagem para a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Mas outro "prêmio" ele pode conseguir.
A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) poderá levar luz elétrica até Salto. "Já existe um projeto da prefeitura, mas ele depende da Cemig. Com a divulgação da história do Léo, a Cemig já se pronunciou. Vai ser muito bom para o pessoal de lá", disse a professora de português do menino, Aline Cássia Dantas Antunes, 23.
Sobre FHC, Léo disse: "Ele é importante porque comanda o Brasil; manda melhoria para todos os cidadãos". O pai de Léo, segundo a professora, vive do trabalho na lavoura e do Bolsa-Escola (R$ 45) para manter três filhos na escola.