Notícias

Vice-presidente da Sun veio ao Brasil para promover a inclusão digital

Por Sun Microsystems   18 de setembro de 2002
São Paulo - A vice-presidente de Educação e Pesquisa Global da Sun Microsystems, Kim Jones, esteve no Brasil entre os dias 17 e 18 de abril para promover a democratização da informática no país. O projeto da Sun inclui a oferta de StarOffice, solução para desktops da Sun, gratuito para todas as escolas públicas brasileiras e a doação de equipamentos de informática para laboratórios destinados à população carente. Somente em Recife, a Sun investiu nos últimos meses US$ 500 mil para a criação do Centro de Excelência do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e de um laboratório tecnológico na Favela do Pilar.

No dia 18, em Brasília, a vice-presidente tem uma audiência com o Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, na qual foram discutidos projetos de Tecnologia de Informação. Kim Jones oferecereu a nova versão do StarOffice para as escolas públicas. A versão 6.0 será lançada em maio e a tradução para a língua portuguesa (Brasil) deverá terminar em seis meses.

A executiva também teve uma reunião com o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões e inaugurou o laboratório de informática da escola pública Vargem Bonita, na periferia de Brasília. A escola atende a cerca de 750 estudantes do ensino básico e o laboratório recebeu um servidor Netra e 12 estações Sun Ray. O secretário de Educação do Distrito Federal, Sinval de Souza Filho, estareve presente na inauguração.

A visita de Kim Jones começa no dia 17 em Foz do Iguaçu (PR), onde profere uma palestra para os 52 reitores ligados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A explanação será sobre as políticas e estratégias da Sun para ensino e pesquisa, dentre elas o apoio ao Projeto Genoma, o Centro Acadêmico Java e e-Learning. Kim Jones é responsável por todas as áreas de ensino superior em 12 mercados espalhados pelo mundo, dentre eles o da América Latina.

Comentários dos Leitores