Notícias
CSN leva programa para escola pública
Os alunos do Themis, que participam do projeto desde o dia 20/8, estão fabricando porta-retratos e a miniempresa estudantil ganhou o nome de "Melhores Momentos". Durante 15 semanas eles vão fabricar e vender seus produtos sob a orientação dos chamados advisers, que são profissionais voluntários, que dedicam parte do seu tempo para prestar consultorias aos alunos, ensinando os processos de uma empresa: produção, recursos humanos, marketing e finanças. Um dos destaques do programa, que desenvolve ainda a cidadania nos jovens, é o recolhimento de encargos sociais que, posteriormente, são doados a uma entidade assistencial, escolhida por eles. As jornadas de trabalho acontecem todas às terças-feiras, das 8 às 11h30min.
Ao final do programa, previsto para 11 de dezembro deste ano, eles têm formatura, que acontece no Rio, junto com outras turmas de escolas de todo o estado. Mas até o final do projeto, eles precisam vender sua produção e ainda participam de uma feira, que acontece todo ano no Shopping Nova América, realizada pela Associação Junior Achievement. Ao final do curso, a associação escolhe o melhor produto, entre outros destaques para o 2º semestre.
"O objetivo deste Programa é despertar no jovem o espírito empreendedor, proporcionar visão realista da economia e dos negócios, fortalecer princípios éticos e oferecer a ele a oportunidade de inserção no mercado de trabalho", explicou a diretora da ETPC, Itacy Pereira Ribeiro. "Preparar os estudantes para o trabalho não significa apenas contribuir para a obtenção de um emprego, mas atuar para que eles saiam daqui preparados para serem bons empreendedores", complementou.
Para a coordenadora do Projeto Miniempresa, Regina Rezende Cordatonopoulos, o envolvimento proporciona aos alunos experiências de negócios na organização e operação de uma empresa. "O projeto desenvolve o espírito empreendedor, a capacidade de liderança, a determinação e responsabilidade, além da coragem de correr riscos e o trabalho em equipe", acrescentou a coordenadora. Segundo ela, além disso o Miniempresa possibilita levar às escolas públicas o acesso ao aprendizado do empreendedorismo para o aluno menos favorecido.
Para o presidente da Miniempresa Estudantil Melhores Momentos, Schneider Ferreira Reis de Souza, o projeto permite ampliar os horizontes dos estudantes, permitindo que eles possam ir além do aprendizado em sala de aula. "É uma grande oportunidade para desenvolver nosso potencial, permitindo que o empreendedorismo seja trabalhado, mostrando ainda que podemos ter nosso próprio negócio. Saímos da rotina e aprendemos o senso do trabalho em equipe, aumentando nossa capacidade de relacionamento interpessoal. Com certeza, essa parceria foi maravilhosa", comentou. Shneider, que é o caçula numa família de mais dois irmãos, faz o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Themis.
VOLUNTARIADO - O Projeto Miniempresa vem ao encontro do foco da Fundação CSN, que é a educação para o trabalho e que oferece aos estudantes de Volta Redonda a possibilidade de vivenciarem a experiência, com a oportunidade de desenvolver o próprio negócio e quem sabe, se inserir no mercado de trabalho. Outro componente de destaque no Projeto é a participação de voluntários, que através do trabalho de consultoria, transmitem aos alunos os ensinamentos necessários para que eles possam dar andamento aos negócios da empresa. A funcionária da ETPC, Ana Paula Bortolazzo Eller, é uma das voluntárias do projeto e dá as dicas sobre Recursos Humanos. Já Renato Barozzi Casimiro, do Banco Mercantil, que também é voluntário, orienta sobre marketing. Ainda são voluntários Fábio Corrêa Lopes, na área de finanças, e o aposentado Maurício Francisco, em produção.