Notícias

Assistência comunitária movida a solidariedade

Por O Globo   30 de setembro de 2002
A comunidade Novo Recreio, como tantas outras regiões pobres, carece de infra-estrutura básica, mas uma coisa não falta: solidariedade. Na associação de moradores da favela funciona, há cerca de cinco anos, o Projeto de Assistência Social à Comunidade (Prosasc), com farmácia comunitária, consultório médico, cursos de alfabetização para adultos e assistência jurídica.

Regina dos Santos, presidente da associação de moradores, conta que o mérito da iniciativa é todo do médico Edward Pinto de Lima Júnior, que fez o mesmo trabalho em 14 comunidades da cidade. O médico credita o sucesso aos apoios que sempre recebeu.

- Comecei por motivações religiosas e humanitárias. Passei a arrecadar remédios e depois parti para alimentos, roupas, livros e o que mais quisessem me dar e que servisse para ajudar - conta ele.

Atualmente, Lima busca recursos para concluir a construção de um abrigo para idosos, que servirá também como casa de passagem para quem veio de outro estado e está atualmente nas ruas. Onde ajudar

PROSASC: Doações de qualquer tipo devem ser entregues na Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes 92, Recreio. Telefone: 2498-5030. Voluntários também são bem-vindos.

CASA DE ACOLHIDA DA FREGUESIA: Voluntários são bem-vindos ao centro, que recebe menores de rua e vítimas de maus-tratos. A casa aceita doações de brinquedos, roupas, material escolar, livros e eletrodomésticos. Telefone: 2425-0669.

Comentários dos Leitores