Notícias

Hospital Sanatorinhos recebe brinquedoteca

Por Karina Adissi   1 de outubro de 2002
São Paulo - “Brincadeira tem hora. Que tal agora?” A Associação Judaica Internacional B´nai B´rith, através da loja Anne Frank, entrega, no dia 20 de Outubro, centenas de brinquedos para o Projeto Brinquedoteca 2002 que, este ano, vai beneficiar o Hospital Sanatorinhos Carapicuíba (SP).

A entrega de 8 mil brinquedos será feita em solenidade na presença das autoridades responsáveis como a presidente da B’nai B’rith do Brasil, sra. Edda Bergmann, o presidente da B’nai B’rith de São Paulo, sr. Abraham Goldstein, Sr. José Roberto Rocha, ouvidor do hospital, Sr. Marcos Gallo, diretor de Assuntos Comunitários do Hospital Sanatorinhos, entre outras personalidades locais, totalizando cerca de 50 pessoas.

A doação dos brinquedos arrecadados foi feita por pais de alunos das escolas Iavne, Renascença, Bialik, Peretz e Stance Dual. As escolas aproveitaram a oportunidade para dar uma verdadeira aula de cidadania aos alunos. As crianças se sensibilizam no momento em que separam seus brinquedos para ajudar crianças carentes e doentes. O ato beneficente conta ainda com a participação das doações de fábricas de brinquedos ligadas à Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).

A idéia de incentivar brinquedotecas em hospitais partiu da idéia de que brincando a criança desenvolve o intelecto e as emoções, visualizando e superando seus medos. A entidade resolveu ajudar hospitais que abrigam crianças carentes, além de doentes. A B’nai B’rith é uma organização judaica internacional de prestação de serviços comunitários e de defesa dos direitos humanos, existente há 159 anos, presente em 58 países e há 71 anos no Brasil.

O "Projeto Brinquedoteca" já beneficiou, por exemplo, o setor de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1999, e o Departamento de Pediatria do Hospital Universitário da USP, em 2000. O Hospital Sanatorinhos Carapicuíba, entregue em 1998 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é um pólo de referência por seu alto padrão de atendimento na região. Tem 220 leitos para internação e está preparado para atender todas as especialidades médicas. Tem capacidade para atender 35 mil pessoas por mês, dentro de uma população estimada em 1.225.000 pessoas dos municípios de Carapicuíba, Osasco e Barueri. O hospital está integrado num grupo de 7 unidades "Sanatorinhos". Por que brinquedoteca?

O Dr. Albert Bousso, pediatra responsável pela reforma da Brinquedoteca da Pediatria do Hospital Universitário (USP) e coloborador do Projeto Brinquedoteca, garante que as brincadeiras têm um papel fundamental na recuperação dos internos. “A brinquedoteca alegra o ambiente e modifica o aspecto frio do hospital”.

Brinquedotecas em hospitais são espaços onde as crianças podem brincar e quebrar a rotina de uma internação hospitalar. Seu objetivo é amenizar a internação da criança e permitir que ela se expresse espontaneamente. A equipe de profissionais que trabalha em brinquedotecas é composta por médicos, enfermeiros, pedagogos, professores, nutricionistas, artistas e psicólogos, cada um contribuindo com sua especialidade.

Monica e Isy Rahmani, pais da menina Larissa, garantem que a recuperação de sua filha no Hospital Einstein, se deu em grande parte graças aos brinquedos que lá existiam. Foi o que os incentivou a realizar o projeto para a Santa Casa, em 1999, através da B’nai B’rith. No Hospital Municipal do Campo Limpo, uma menina de 10 anos acabava de sofrer um acidente de bicicleta e não esboçava nenhuma reação. Seu primeiro sinal de lucidez veio com um sorriso, quando uma enfermeira teve a idéia de levar um brinquedo para seu quarto.

Comentários dos Leitores