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Funcionários da Suzano Bahia Sul capacitam entidades sociais

Por Instituto Ethos   1 de outubro de 2002
Desde o final de julho de 2002, cerca de 50 funcionários da Suzano Bahia Sul, localizada em Mucuri/BA, estão apresentando conceitos e práticas empresariais para 18 entidades sociais da Bahia. As aulas fazem parte do curso de Gestão e Captação de Recursos para ONGs, realizado através de uma parceria entre a Suzano Bahia Sul e o programa Gestão para Organizações da Sociedade Civil (Gesc). O curso tem duração de quatro meses e aborda temas como elaboração de projetos, marketing, captação e viabilização de recursos, legislação e tecnologia de informação. Entre as entidades daquele município que participam do curso estão a Apae, o Projeto Quero Viver, o Lar dos Velhinhos e a Secretaria de Ação Social.

A idéia é ajudar a solucionar um problema enfrentado por muitas organizações sociais: conseguir uma fonte de recursos e administrá-los corretamente. `Normalmente as organizações são fundadas por pessoas de boa vontade, que começam ajudando a vizinhança e, quando a instituição cresce, não sabem como administrá-la e acabam precisando de ajuda`, afirma Agnes Ezabella, presidente da Associação dos Alunos e Ex-alunos dos MBAs da Universidade de São Paulo (USP), entidade que criou o Gesc há cinco anos.

O programa chegou à diretoria da Suzano Bahia Sul levado por um funcionário da companhia,, que decidiu implantá-lo. `Este projeto oferece uma oportunidade para nossos funcionários atuarem voluntariamente. Eles ajudam a melhorar nossa sociedade ao mesmo tempo em que aprendem com ela`, acredita Luiz Alberto Chaves, gerente de Recursos Humanos da Suzano Bahia Sul.

O Gesc foi responsável pela capacitação dos 50 funcionários voluntários da empresa, sendo 28 instrutores e 22 consultores. Os consultores ajudam a entidade a elaborar um projeto que deve ser apresentado até o término do curso, como uma espécie de prova final. Grande parte desses projetos acabam se concretizando após o programa. O contato entre o consultor voluntário e a associação muitas vezes não termina com o final do curso, sendo que muitos executivos acabam `adotando` suas entidades.

Em todo o País, o Gesc já capacitou cerca de 360 gestores representantes de 179 entidades. Mais de 280 executivos já aturam como voluntários. Além da Suzano Bahia Sul, o programa também desenvolve parcerias com a AstraZeneca e a Bardella. Mais informações sobre o Gesc podem ser encontradas no site .

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