Notícias

Futura é parceira nas comunidades

Por FRANTHIESCO BALLERINI / Jornal da tarde    30 de setembro de 2002
Foto de Divulgação Giovana Antonelli passa a apresentar ‘Cine Conhecimento’, sessão semanal de cinema do Futura
Rio de Janeiro - E se, em vez de a televisão entrar nos lares da comunidade, a comunidade entrasse na televisão? Pois é essa a nova palavra de ordem do canal Futura (Net/Sky) a partir de hoje, data em que ele comemora 5 anos de vida. "Estamos cumprindo nossa missão de educar a população. Agora, nossa ênfase é na relação com a comunidade", diz Lúcia Araújo, gerente geral do Futura.

O canal quer colocar na telinha produtos e serviços criados por importantes projetos sociais brasileiros. Um deles é o 'Toque pra Vida', projeto que reuniu adolescentes da Febem do Tatuapé para gravar 12 músicas populares brasileiras, como 'Ciranda, Cirandinha' e 'A Canoa Virou'. As canções terão arranjos especiais e farão parte da trilha sonora dos infantis do Futura.

Outra iniciativa do canal foi ensinar a um grupo de mães da Febem de Ribeirão Preto a fazer ímãs de geladeira, por meio do programa 'Feito à Mão'. Os ímãs serão dados para os telespectadores como brinde do canal.

O Futura também comemora o aniversário com novidades na programação. O 'De Frente Pra Vida', voltado para o público da terceira idade, terá apresentação de Neusa Borges a partir de hoje, às 14h. "Nele, também entra a comunidade, no novo cenário, feito pela ONG Aldeia do Futuro", conta Lúcia.

A atriz Giovana Antonelli chega apresentando o 'Cine Conhecimento', a sessão semanal de cinema.

Amanhã, estréia o 'Tom do Pantanal', com apresentação de Almir Satter. O programa conta as aventuras de um garoto da cidade grande no Pantanal, explorando as histórias e a riqueza da região. Em novembro, é a vez de 'Ponto de Ebulição', que vai mostrar o que de mais avançado se está pesquisando e desenvolvendo no Brasil, sob o comando de Gabriel, o Pensador.

Globais pegam no batente

Assistido por mais de 14 milhões de pessoas, o Futura nasceu de uma parceria entre várias empresas, como Rede Globo, CNN e Fundação Itaú.

Como a emissora de Roberto Marinho faz parte do grupo, o canal tem o privilégio de contar com o elenco das produções da Globo no seu time.

Mas não basta só querer apresentar. O direção do canal faz algumas exigências. "Só trabalha aqui quem se envolve com toda a produção, desde as pautas até as visitas à comunidade", explica Lúcia.

E entusiasmo é o que não falta. "Eu nunca tinha ido à casa do meu próprio público antes de trabalhar aqui", revela Regina Casé, apresentadora do 'Um Pé de Quê?'.

O ator Stênio Garcia, que apresenta o 'Brava Gente Brasileira', já virou conselheiro de ONGs, tamanho seu envolvimento. Ele sempre faz reuniões com líderes comunitários para montar a atração. Serginho Groisman, que comanda o 'Ação', nem cobra cachê.

Comentários dos Leitores