Notícias
As experiências do voluntariado
São Vicente de Minas era um desses lugares. Há onze anos essa história mudou, quando foi criada a Escola Especial Flor Amarela, com o objetivo de atender a essa parcela da população, que antes vivia escondida em suas casas, alguns sequer conheciam sua imagem no espelho.
Hoje a escola atende a 200 alunos entre crianças com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, ou com distúrbios de comportamento, portadores de deficiências físicas e/ou mentais, independente da idade cronológica e adultos analfabetos. Já foram capacitados cerca de 50 professores da cidade e de municípios vizinhos. Mais de 80 alunos considerados “problemas” foram reinseridos no sistema regular de ensino. Com a criação do curso de Educação de Jovens e Adultos várias pessoas da comunidade voltaram a estudar diminuindo o analfabetismo e aumentando o grau de escolaridade da população local.
O município de São Vicente de Minas situa-se ao sul do Estado de Minas Gerais. Dentre os poucos habitantes, constata-se que há um grande número de pessoas portadoras de deficiência e/ou com dificuldades de aprendizagem, devido ao alto índice de desnutrição das gestantes e suas famílias, decorrentes de precárias condições sócio-econômicas por se encontrarem em estado de vulnerabilidade social, além da problemática do alcoolismo materno e casamentos consangüíneos.
Manter a qualidade de vida destas pessoas tem sido um grande desafio. Nosso principal objetivo é resgatar a cidadania do portador de necessidades especiais, através da educação, socialização e inserção no mercado de trabalho.
A escola gasta cerca de R$ 130.000,00 / ano com a manutenção. Como o município é pequeno e com poucas fontes de recursos, organizamos eventos, tais como: concurso de modelos, shows, desfiles, jantares, etc., convidando artistas reconhecidos nacionalmente, que nos auxiliam na captação de recursos.
Em 17 de janeiro de 1999 o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão apresentou a escola, mostrando nosso trabalho. Após a matéria, ficamos reconhecidos a nível nacional.
Para mais informações, visitem o site de nossa instituição www.floramarela.com.br