Notícias

Unifor lança projeto que incentiva o voluntariado

Por Diário do Nordeste   14 de outubro de 2002
Apesar de ter sido lançado ontem de manhã na Universidade de Fortaleza (Unifor), o Projeto Jovem Cidadão já está incentivando o trabalho voluntário. A idéia é transpor o voluntariado do ambiente acadêmico para unidades de saúde que atendem a comunidades carentes, enfermos vindos do interior e crianças que precisam de apoio médico e afetivo.

Os 42 'jovens cidadãos' dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tomaram posse do título ontem, para trabalhar em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Casa do Menino Jesus, Instituto Dr. José Frota (IJF), Comunidade do Dendê e Casa Peter Pan.

Eles vão fazer o que simbolizou o espetáculo teatral apresentado no evento, O Caso de Catarina, do Grupo Mirante, do Setor de Cultura da Diretoria de Extensão e Comunidade Universitária: levar saúde de forma lúdica para quem está enfermo e precisando de apoio e assistência. Os primeiros beneficiados com o trabalho são o HIAS e o IJF, a partir de amanhã e pelos próximos seis meses. Cada dupla trabalhará quatro horas por semana.

De acordo com o diretor de Extensão da Unifor, Randal Pompeu, o projeto começou com 15 alunos, passou para 42 e deve continuar aumentando. Os pré-requisitos dão conta de que o aluno esteja entre o 3º e 6º semestre e se adapte ao local de trabalho. Isso inclui não só apenas detectar problemas de voz e locomoção, por exemplo, mas ser cidadão, como avalia a diretora do CCS, Fátima Veras.

"Mais do que passar conhecimentos acadêmicos, o 'jovem cidadão' vai se iniciar no voluntariado", acredita a professora Gilma Holanda, que coordena o projeto com a professora Vera Albuquerque. A orientadora é a professora Valéria Barroso. No lançamento, houve palestra da fundadora da casa Peter Pan, Olga Espíndola Freire Maia, sobre voluntariado.

Comentários dos Leitores