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Escola desenvolve atividade sobre Eleições com uso da Internet

Por Daniela Seawright    7 de outubro de 2002
Foto de Divulgação Simulação de votação eleitoral e discussões mais teóricas sobre a democracia e o exercício da cidadania
São Paulo - Várias escolas estão desenvolvendo atividades em torno do tema eleições. Há a promoção de debates políticos entre alunos, simulação de votação eleitoral e discussões mais teóricas sobre a democracia e o exercício da cidadania.

Independentemente dos objetivos pedagógicos de cada atividade, as propostas acabam exigindo de alunos e professores maior familiaridade com o tema. Será necessário buscar informações sobre os diversos programas de governo, as pesquisas de opinião, os programas eleitorais na TV e rádio, a história das eleições no Brasil, entre outros dados.

Aí é que entra a Internet. A rede pode ser uma ótima ferramenta de pesquisa — o acervo on line é gigantesco e plural — e também pode funcionar como um estímulo à participação, já que a interatividade é um elemento constitutivo da WWW.

Sob a coordenação da professora Denise Pattini, as educadoras Marucia Vecchio (Geografia) e Lúcia Santiago e Fátima Faggi (Sociologia) desenvolveram um interessante projeto sobre o tema com o uso da Web.

A atividade está sendo realizada neste mês de setembro e conta com a participação de 350 alunos do Ensino Médio da escola pública Centro Interescolar Municipal Profª. Alcina Dantas Feijão, no município de São Caetano do Sul, Grande São Paulo. A maior parte desses educandos irá participar das eleições pela primeira vez.

O projeto prevê cinco etapas. A primeira é o levantamento das propostas dos candidatos à presidência, que pode ser feito pelos alunos por meio dos veículos de comunicação, inclusive os digitais no laboratório de informática da escola.

"A principal fonte é a Internet, pois se trata de um meio de pesquisa ágil e que permite o acesso a diversos conteúdos", comenta Fátima.

Em um segundo momento, grupos de alunos elaboram, em sala de aula, uma lista das propostas de cada um dos candidatos. Na terceira fase, com base nos programas de governo, os grupos realizam um debate, nos moldes dos promovidos pela TV.

"Nosso objetivo pedagógico é estabelecer relações entre os conceitos políticos e as práticas políticas através da análise crítica das campanhas eleitorais, regional e nacional", conta Lucia, completando, "trata-se da interação entre conhecimento e ação".

Há na seqüência uma simulação de voto na urna eletrônica cedida pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, por fim, os alunos são estimulados pelas professoras a navegarem pelos sites dos partidos políticos e enviarem suas dúvidas, sugestões e críticas diretamente aos candidatos.

Durante a realização do projeto, pais, alunos e professores podem se informar sobre o desenvolvimento das atividades no site da escola. A página permite, inclusive, que os usuários participem de uma simulação de voto on line.

"O educando acompanha e se integra ao momento político do país", explica Marucia. "Ele expressa sua opinião, educa-se para o 'ouvir', exercita sua capacidade de analisar, indagar e problematizar, compreende que é um agente de transformação, descobre uma identidade política e constrói seu voto de forma mais consciente."

As eleições na WWW O Informática na Escola apresenta uma série de caminhos na WWW sobre as eleições. A idéia é facilitar o trabalho de pesquisa de alunos e professores. Foram separados e organizados os endereços eletrônicos de veículos de comunicação que trazem, na Web, dados úteis sobre o tema. Veja nos quadros abaixo.

Vale ressaltar que a orientação do educador no sentido de conduzir seus alunos pelo universo das informações é fundamental. O volume e a diversificação de dados é grande. Além disso, cada veículo produz e enfoca as notícias de uma forma distinta, dando mais ou menos importância e espaço conforme seus critérios editoriais. Confira.

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