Notícias

Associação beneficia 600 deficientes em Penedo

Por Gazeta de Alagoas   29 de outubro de 2002
Arapiraca - As dificuldades financeiras e de estrutura física não impedem que a Associação dos Deficientes Físicos de Penedo beneficie 600 portadores de deficiência que mesmo com os obstáculos impostos pela vida conseguem buscar alegria e entusiasmo para vencer os vários problemas do cotidiano. A entidade foi criada há cinco anos com o nome de Nudepe (Núcleo de Deficientes de Penedo). As parcerias com a Prefeitura e empresas do setor privado ajudam no desenvolvimento humano e profissional de todos os associados.

Os recursos federais da ordem de R$ 1.800 reais, enviados para a entidade filantrópica, não são suficientes para pagamento das contas de água, energia elétrica e aluguel. A Associação atende a portadores de deficiência física, mental, auditiva, visual e Síndrome de Down, que são tratados através dos serviços de fisioterapia, ludoterapia infantil, hidroterapia, além de encaminhamento à Previdência Social para a inscrição na aposentadoria. Nos horários de lazer, os portadores de deficiência podem participar de jogos. Cantando músicas de reivindicações, o coral da Associação é considerado o cartão postal da entidade. Ele é composto por 20 pessoas, entre deficientes e seus familiares. "É o nosso principal orgulho", destaca o presidente da Associação, Adriano Silva.

De acordo com ele, se não fossem as parcerias com empresas privadas, Sebrae, a ajuda de 100 voluntários e principalmente apoio da Prefeitura de Penedo, a situação seria bem diferente. A secretária de Assistência Social de Penedo, Ivana Toledo, afirma que o próximo passo para o crescimento da Associação será a construção de uma sede própria com piscina térmica, mais espaço físico e melhor aparelhagem para os tratamentos de fisioterapia.

Comentários dos Leitores