Notícias
Música dos Meninos do Morumbi estimula jovens
O grupo que compõe a Associação foi criado por Flávio Pimenta em 1996 e tem como objetivo incentivar a prática musical como uma forma de criar alternativas às drogas, à delinqüência juvenil, além de oferecer melhores oportunidades de vida para essas pessoas.
A Associação Meninos do Morumbi inclui outras atividades que complementam o trabalho artístico. A equipe é formada por psicólogos, pedagogos, professores de música, informática, dança, teatro, canto, futebol, jiu-jitsu, além de monitores que dão assistência às aulas e infraestrutura básica para as apresentações e atividades dos integrantes.
A percussão é a principal atividade, nela se ensina música, folclore e cultura brasileira através de ritmos como jongo, maxixe, aguerê entre outros, com a utilização de variados instrumentos de percussão como: surdo, caixa, timbal, tamborim e tambor-de-mina. As aulas ocorrem de segunda à sábado tendo uma hora de duração. O corpo docente é formado por Marquinhos Silva, Silvanny Rodriguez (Sivuca) e Eraldo Marques.
Outros cursos obrigatórios são: dança e canto. A dança acompanha o Projeto Meninos do Morumbi desde o início das apresentações da banda, conferindo-lhe um brilho especial. As coreografias, inspiradas no folclore afro-brasileiro, são criadas pela professora Vera Oliveira. Nas aulas são praticados diferentes tipos de ritmos e os integrantes aprimoram a coordenação motora e ampliam sua consciência corporal. Elas estão divididas em três estágios: iniciante, intermediário e avançado. Para passar de um estágio a outro, o integrante deve ter seu desempenho técnico e participação reconhecidos. Segundo a professora Vera, a dança é a união do corpo, mente e alma.
Já no curso de canto as aulas são ministradas pela professora Maru (Márcia Ohtani), bacharel em Piano e Regência Coral.As aulas de canto consistem em três partes: aquecimento corporal com técnicas de respiração, aquecimento com técnica vocal e repertório. No projeto todos podem cantar e têm a possibilidade de entrar para a banda. No entanto, existem os mais preparados, que já tiveram a oportunidade de desenvolver a audição. Durante as aulas, estão sendo formado dois grupos de 14 cantores, que possam estar sempre se apresentando e ensaiando. "Mas isso não impossibilita a entrada de novos afinados", elogia Maru. As músicas do projeto são, na sua maioria, do folclore afro-brasileiro. "Mas existem músicas próprias, alunos e professores, numa criação coletiva.", diz Maru.
Para incentivar as práticas artísticas como tear, escultura e fotografia, a Associação conta com uma lojinha que foi criada no ano de 2002 para divulgar produtos de alta qualidade que são feitos pelos próprios alunos. A lojinha também oferece chaveiros, camisetas, porta CDs e o CD com o repertório musical do grupo artístico. A renda obtida com a venda dos produtos é revertida para a manutenção das atividades da Associação e para os jovens autores das obras vendidas.
Os componentes do grupo além de muito carisma e simpatia, se destacam pela qualidade musical, rara em projetos de caráter social. Os Meninos do Morumbi impressionam e cativam o público tocando, dançando e cantando mais de vinte arranjos diferentes como jongo, maracatu, funk, samba, maxixe, aguerê, entre outros.
A banda vem se apresentando desde 1996 e somente no ano 2000 realizou mais de 100 shows, dos quais 23 na Inglaterra. Em 2001, já realizou mais de 40 apresentações, sendo 6 na Europa (França e Inglaterra). Além disso, os Meninos do Morumbi gravaram CD’s com grandes cantores brasileiros como Daniela Mercury, Rita Lee e Fat Family, e também com uma orquestra estrangeira, a BBC Orchestra.
O enorme talento e profissionalismo desses artistas fazem deles cada vez mais populares, ganham um enorme prestígio por onde quer que passem e tornam-se ainda mais requisitados. São também convidados por empresas para participarem de eventos institucionais. Ao convidar os Meninos do Morumbi, as empresas realizam uma ação social, agregam valor à marca como uma empresa cidadã e podem deduzir os custos do show através da Lei Rouanet.
Desta forma, através da música, os integrantes desse grupo conseguem se libertar da exclusão social, do abandono e das situações de risco em que vivem. Além disso, eles adquirem maior visibilidade na mídia, pois em suas apresentações eles são filmados, entrevistados, ganhando espaço em TV’s, rádios e na imprensa escrita. Assim sendo, essas crianças e jovens passam a ter uma nova identidade e a se compreender como cidadão.
As próximas apresentações da banda ainda nesse ano serão:
Para os jovens interessados em participar da Associação Meninos do Morumbi é necessário ter entre 7 e 17 anos e 11meses de idade. Os horários de atendimento são de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos:
No ato da inscrição, o integrante é convocado a participar de uma reunião, na qual serão explicitados os objetivos e funcionamento do projeto. Num segundo momento, o integrante participará de workshops para conhecer os cursos oferecidos e sua matrícula será efetivada.
Para mais informações a sede da Associação está localizada na Rua José Jannarelli, 485 – Morumbi, São Paulo – SP. O telefone para contato é : (11)3722-1664. A Associação conta com o patrocínio de diversas empresas, dentre elas: Grupo Pão de Açúcar, Cultura Inglesa, British Airways, BIT Company, SKF, entre outras.