Notícias

Jovens da Febem serão capacitados pelo Sebrae-SP

Por Fonte: Assessoria de Imprensa - Sebrae   30 de outubro de 2002
São Paulo - "Acredito que esta parceria é fundamental para fortalecer o papel da FEBEM (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), que é atender o adolescente em conflito com a lei, resgatando a sua cidadania e devolve-lo à família e ao mercado de trabalho", afirmou a presidente da FEBEM, Maria Luiza Granado. A fundação atende cerca de 18 mil jovens nas 64 unidades espalhadas pelo Estado, sendo 5 mil em regime interno e cerca de 13 mil em liberdade assistida.

Nesta quarta-feira, o SEBRAE-SP a Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer assinaram um protocolo de intenções para disseminar a cultura empreendedora e conceitos de gestão empresarial para diferentes segmentos da juventude de todo o Estado de São Paulo.

Para tanto serão realizados cursos, seminários, pesquisas, intercâmbio de experiências e suporte para ações regionais. A ação marca o início de um programa que contempla três convênios em que os jovens são especialmente beneficiados. Cursos já aplicados pelo SEBRAE-SP, como Aprender a Empreender - Telessala SEBRAE e Jovens Empreendedores - Primeiros Passos estão sendo adaptados para a realidade dos jovens que serão atendidos.

Para a secretária estadual da Juventude, Luciana Temer Castelo Branco, a idéia é combinar empreendedorismo juvenil e desenvolvimento. "Não há emprego formal para todos, mas as possibilidades de trabalho não se esgotaram. Essa parceria pode ajudar o jovem a caminhar sozinho, gerindo um pequeno negócio".

Além do convênio com a FEBEM, a área de esportes também será beneficiada com a oferta de cursos para a formação de liderança e empreendedores no ramo. A intenção é criar uma articulação empreendedora capaz de melhorar a estrutura das cidades do interior.

Dessa forma, as cidades que recebem competições, como os Jogos Regionais e Abertos, terão um salto de qualidade e otimização nos setores de comércio e serviços. Segundo a secretária da Juventude, os Jogos Regionais, que existem há 46 anos, mobilizaram neste ano cerca de 52 mil pessoas em 8 regiões no Estado.

"Além disso, queremos que o SEBRAE ajude na formação de comissões comunitárias para o gerenciamento das quadras esportivas, evitando o domínio privado nos espaços públicos", completou a secretária.

O terceiro convênio está voltado exclusivamente ao projeto do Parque da Juventude, a ser implantado onde funcionava o Complexo Penitenciário do Carandiru.

O Setor Institucional do Parque será composto por quatro grandes áreas: Centro Cultural, Centro de Excelência em Terceiro Setor, Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital e Centro de Formação Profissional - FATEC.

No Centro de Formação Profissional serão oferecidos cursos gratuitos de formação profissional, nível básico, técnico e tecnológico, nas áreas de saúde, meio ambiente, gestão, comércio e informática. A iniciativa inclui aproximadamente 5000 alunos em setores com grandes perspectivas de empregabilidade. O Centro de Inclusão Digital e o Centro de Excelência em Terceiro Setor, do Parque da Juventude, também serão altamente beneficiados pelos programas de Empreendimento e de Formação de Lideranças, desenvolvidos neste convênio.

O diretor superintendente do SEBRAE-SP, José Luiz Ricca, afirmou que os três convênios que se seguirão ao protocolo reforçarão as políticas públicas de formação da juventude empreendedora: "No caso do Carandiru, vamos ajudar a transformar uma área de perigo em área de esperança, contribuindo na criação desse pólo de formação da juventude".

O empreendedorismo foi incluído pela Unesco, em seu 5º Congresso Mundial sobre Educação, como um dos cinco pilares para a formação educacional. Os outros quatro são aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a aprender, aprender a fazer. Aprender a empreender foi incluído no Congresso realizado em Paris, em 1999, com a participação de 169 países.

Comentários dos Leitores