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Duke Energy aposta em código de ética para promover a responsabilidade social na empresa
Por Fonte: Instituto Ethos   6 de novembro de 2002
No Brasil desde 1999, quando houve a privatização do setor elétrico no País, a Duke Energy aposta na gestão e educação ambiental como ferramentas para garantir a sustentabilidade de seus negócios e o desenvolvimento das comunidades ao redor de suas usinas.
Com atuação nas áreas de geração, comercialização, distribuição e transmissão de gás e eletricidade em mais de 50 países, a Duke Energy conta no Brasil com uma capacidade instalada de 2.307 MW, distribuídos por oito usinas hidrelétricas posicionadas ao longo do rio Paranapanema, no Estado de São Paulo.
A Duke Energy tem uma política de responsabilidade social bastante disseminada em todos os seus departamentos`, afirma Denise Macedo, gerente-geral de comunicação para a Duke Energy no Cone Sul. Segundo ela, a empresa, que há dois anos integra o Índice de Sustentabilidade do Dow Jones, sabe que valores como transparência, ética e cidadania empresarial são determinantes no cenário socioeconômico mundial.
`O desafio está em buscar o equilíbrio entre os interesses da comunidade, o meio ambiente e o seu próprio negócio`, acredita Denise. De acordo com ela, a atuação na Duke Energy no Brasil já surgiu com um compromisso com a responsabilidade social num sentido bastante amplo. `Nos Estados Unidos, por exemplo, há a Fundação Duke Energy, que tem uma característica mais filantrópica, com programas de doação da empresa e dos funcionários às entidades assistenciais`, compara.
`A política internacional da Duke Energy é a de estar aberta à comunidade onde atua e ajudar na promoção do bem estar social, ambiental e econômico dessas localidades, respeitando sempre a legislação e a cultura próprias de cada região`, conta Denise.
Meio ambiente
Esta é a área principal de atuação da Duke Energy e caracteriza-se pela adoção de quatro linhas principais de atuação: Reparação de perdas, conservação ambiental, administração do uso de bens patrimoniais e desenvolvimento de novas tecnologias.
Um exemplo de ações de reparação de perdas é o Projeto de Repovoamento de Peixes. Apesar de ser previsto pela legislação ambiental que regula o setor, a Duke Energy decidiu ir além e firmou parcerias com universidades para identificar quais as melhores espécies para cada região e para garantir que o maior número possível de alevinos sobrevivam quando soltos nos rios. `A legislação obriga a empresa a participar do repovoamento dos rios onde opera. O que temos feito é garantir o sucesso da ação. Com pesquisas desenvolvidas junto às universidades, estamos colocando nos rios mais de um milhão de alevinos este ano`, explica Denise. `Assim, aumentamos a eficiência da operação, estendemos o tempo de cativeiro dos alevinos e garantimos que eles cresçam mais e tenham melhores chances de sobreviver`, completa.
A mesma política é aplicada quando o assunto é reflorestamento. Denise conta que neste assunto a empresa também ultrapassa o que obriga a legislação e colabora no reflorestamento das comunidades ao redor de suas usinas. `Mais uma vez, contamos com as parcerias com as universidades para garantir que esse reflorestamento seja feito de maneira sustentável, promovendo benefícios para todos`, diz Denise. Às margens dos reservatórios estão sendo implantados reflorestamentos com espécies nativas da região do Vale do Paranapanema. Esta vegetação contribuirá não só para o aumento da cobertura vegetal da região como para a formação de corredores de fauna.
Ainda na questão do reflorestamento, a Duke Energy conta com o programa de Promoção Florestal, através do qual são oferecidas à comunidade ao redor das usinas mudas de plantas para o reflorestamento e distribuída uma cartilha elaborada pela empresa para ajudar os moradores nessa tarefa. `A legislação exige deles também uma participação no reflorestamento de suas propriedades. Com as mudas, a cartilha e, principalmente, com o acompanhamento de técnicos da Duke Energy, estamos garantindo que essas pessoas, em sua maioria pequenos agricultores, cumpram com sucesso e economia o dispositivo legal`, explica Denise. Esta ação está sendo implementada há quatro meses e, segundo Denise, a procura e aceitação por parte dos agricultores têm sido excelentes. `Esta iniciativa traz resultados positivos para todos os lados, pois garante o reflorestamento e também a nossa sustentabilidade, já que nosso negócio está diretamente ligado à manutenção das bacias hidrográficas`, avalia Denise.
Para promover a educação ambiental das comunidades, a Duke Energy desenvolve programas direcionados a estudantes e a população rural, incluindo os produtores rurais e pescadores, cujas rotinas estão diretamente ligadas a aspectos ambientais. Entre eles, está o Ecoteca, uma biblioteca itinerante, montada em uma van, totalmente dedicada aos temas ambientais que percorre o interior do Estado de São Paulo. O roteiro inclui paradas em vários municípios, nos quais a biblioteca móvel instala-se em praças públicas onde fica aberta à população. Nos dias que antecedem a chegada da Ecoteca, os professores das redes de ensino participam de oficinas que abordam técnicas pedagógicas para estimular nos alunos o gosto pela leitura. `Este é um projeto de incentivo à leitura e amor à natureza`, comemora Denise. O Ecoteca já beneficiou cerca de 10 mil crianças em 2002.
Também com o objetivo de fortalecer o ensino ambiental nas escolas, a Duke Energy desenvolveu o Programa Ambiental Cibacap. Trata-se de uma associação entre a geradora de energia elétrica e o Consórcio Intermunicipal da Bacia de Capivara (Cibacap), que oferecerá, durante cinco anos, cursos para a capacitação de professores da rede pública e particular de ensino das localidades de Alvorada do Sul, Florestópolis, Ibiporã, Jataizinho, Leópolis, Porecatu, Primeiro de Maio, Rancho Grande, Santa Maria, Sertaneja e Sertanóplis. A iniciativa visa aumentar a consciência ambiental das populações das cidades em torno do reservatório de Capivara, que pertence a Duke Energy. O programa também contribui para a viabilização de programas de reflorestamento e repovoamento de rios.
Denisa conta que a empresa tem ainda outros programas próprios, ou desenvolvidos em parceria, que reforçam o comprometimento da Duke Energy com a causa ambiental. `Nosso público interno também participa desse esforço em promover uma cultura de respeito ao meio ambiente`, afirma. Segundo ela, algumas das ações realizadas pela empresa incluem a Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades relacionadas à ecologia, ao incentivo no envolvimento dos funcionários com o tema e à participação de formadores de opinião e representantes do poder público regional e das comunidades das regiões onde a Duke atua; e o Programa de Visitação das Usinas, dirigido a estudantes de escolas públicas e privadas de ensino médio, universidades, entidades ambientais, ONGs e órgãos governamentais.
Público interno
Denise destaca que a empresa tem como uma de suas regras básicas de atuação a garantia de oportunidades iguais. `As pessoas são reconhecidas por suas qualidades e capacidades`, afirma a gerente-geral de comunicação. No último mês, duas importantes ONGs norte-americanas, a Business Women´s Network (BWN) e a Diversity Best Practices (DBP), reconheram a Duke Energy como um exemplo de empresa comprometida com a causa das mulheres e das minorias.
A promoção do bem estar físico e social de seus funcionários também é uma constante na empresa. Os funcionários da Duke Energy contam com um programa de educação continuada, que lhes permite freqüentar cursos de graduação, pós-graduação e línguas, e outros específicos de cada área. `Não temos em nosso quadro de colaboradores pessoas com formação abaixo do nível técnico`, explica Denise. Segundo ela, a empresa promove uma ajuda de custos para os estudos. `Essa ajuda pode ser parcial ou integral, dependendo do valor e da duração dos cursos`, diz.
Os funcionários da Duke Energy também realizam, uma vez por ano, o Dia do Voluntariado. Comemorada em todas as unidades da empresa, nesta data os funcionários e seus familiares prestam serviços para as comunidades próximas às suas unidades. `Os próprios funcionários escolhem as entidades que receberão ajuda. Eles entram com a mão-de-obra e a Duke com o material`, conta Denise. No Brasil, cerca de 250 colaboradores da Duke Energy realizaram uma série de atividades voluntárias em 2002, entre elas, o plantio de árvores e a reforma de entidades sociais.
Ética nos negócios
Para garantir a transparência de suas relações com seus funcionários, clientes, fornecedores e acionistas, a geradora de energia elétrica conta um Código de Negócios Éticos. Válido em todas as unidades da empresa, esse documento prevê uma série de tópicos que ajudam a reforçar a responsabilidade social da companhia junto aos seus stakeholders. Distribuído a todos os funcionários e disponível em diversos canais de comunicação como a Intranet e nos sites da empresa, o Código de Negócios Éticos trata de questões como conflitos de interesse, meio ambiente, saúde e segurança, oportunidades iguais de emprego, assédio no ambiente de trabalho, informações confidenciais e ética e conformidade com a comunidade internacional.
`Todos os funcionários têm acesso às normas internas da Duke`, afirma Milton Soares, técnico em manutenção mecânica da Usina de Jurumirim. Soares, que está estudando inglês e se prepara para iniciar o curso de direito em 2003, elogia a política de bolsas de estudo da empresa e o incentivo que ele e seus colegas recebem para retomar ou dar continuidade aos estudos. `Meu curso de inglês é custeado pela empresa e devo receber uma bolsa de 80% da Duke nas mensalidades da faculdade`, comemora.
Soares também apontou a preocupação da empresa com a questão ambiental como o grande compromisso da Duke Energy. `Trabalho nesta usina há 14 anos, ou seja, muito antes da privatização, mas é evidente o cuidado da Duke com o meio ambiente. Somos orientados a tomar todos os cuidados necessários para não produzir danos à natureza`, conta Soares.
Clientes livres
A Duke Energy também conta com o Guia do Cliente Livre, uma publicação que tem por objetivo esclarecer a comunidade sobre o processo de mudança no mercado brasileiro de energia elétrica, desde o início da privatização do sistema até as regras atuais.
Clientes Livres são os consumidores de energia que podem, não apenas escolher sua empresa fornecedora, como também gerenciar suas necessidades da maneira que lhes parecer melhor, levando em conta vantagens em preços, produtos e serviços.
Pela lei 9074 de julho de 1995, ficou estipulado que, em três anos, todos os consumidores de energia com demanda superior a 10MW e tensão A2 maior que 69KV passariam a ter esse poder de decisão, mantendo os pré-requisitos dos contratos bilaterais vigentes. Desde julho do ano 2000, as regras do mercado livre passam a valer também para consumidores com demanda igual ou superior a 3MW, respeitando-se também a vigência dos contratos pré-existentes. Os chamados Clientes Novos, empresas consumidoras formadas após a promulgação da lei e ligadas em alta tensão, já nascem Clientes Livres, independentemente das suas variações em demanda de energia.
O Guia do Cliente Livre ainda esclarece sobre as entidades e instituições que atuam no setor e sobre as formas de comercialização de energia elétrica, a capacidade do sistema de geração de energia elétrica brasileiro, formas de gerenciamento desse sistema e outras informações que ajudam o cliente da Duke Energy. `Estamos desenvolvendo uma abordagem específica para os novos clientes, onde os valores de responsabilidade social da empresa são repassados para criarmos uma rede cada vez maior de benefícios para a sociedade`, finaliza Denise.
Raio X
Nome da empresa: Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A.
Nome do contato:Denise Macedo
Cargo do contato:Gerente Geral de Comunicação
Número de funcionários: (no Brasil) 300
Faturamento em 2001: R$ 639,2 milhões
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.901 - Torre Norte - 32º andar, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5501-3400
Com atuação nas áreas de geração, comercialização, distribuição e transmissão de gás e eletricidade em mais de 50 países, a Duke Energy conta no Brasil com uma capacidade instalada de 2.307 MW, distribuídos por oito usinas hidrelétricas posicionadas ao longo do rio Paranapanema, no Estado de São Paulo.
A Duke Energy tem uma política de responsabilidade social bastante disseminada em todos os seus departamentos`, afirma Denise Macedo, gerente-geral de comunicação para a Duke Energy no Cone Sul. Segundo ela, a empresa, que há dois anos integra o Índice de Sustentabilidade do Dow Jones, sabe que valores como transparência, ética e cidadania empresarial são determinantes no cenário socioeconômico mundial.
`O desafio está em buscar o equilíbrio entre os interesses da comunidade, o meio ambiente e o seu próprio negócio`, acredita Denise. De acordo com ela, a atuação na Duke Energy no Brasil já surgiu com um compromisso com a responsabilidade social num sentido bastante amplo. `Nos Estados Unidos, por exemplo, há a Fundação Duke Energy, que tem uma característica mais filantrópica, com programas de doação da empresa e dos funcionários às entidades assistenciais`, compara.
`A política internacional da Duke Energy é a de estar aberta à comunidade onde atua e ajudar na promoção do bem estar social, ambiental e econômico dessas localidades, respeitando sempre a legislação e a cultura próprias de cada região`, conta Denise.
Meio ambiente
Esta é a área principal de atuação da Duke Energy e caracteriza-se pela adoção de quatro linhas principais de atuação: Reparação de perdas, conservação ambiental, administração do uso de bens patrimoniais e desenvolvimento de novas tecnologias.
Um exemplo de ações de reparação de perdas é o Projeto de Repovoamento de Peixes. Apesar de ser previsto pela legislação ambiental que regula o setor, a Duke Energy decidiu ir além e firmou parcerias com universidades para identificar quais as melhores espécies para cada região e para garantir que o maior número possível de alevinos sobrevivam quando soltos nos rios. `A legislação obriga a empresa a participar do repovoamento dos rios onde opera. O que temos feito é garantir o sucesso da ação. Com pesquisas desenvolvidas junto às universidades, estamos colocando nos rios mais de um milhão de alevinos este ano`, explica Denise. `Assim, aumentamos a eficiência da operação, estendemos o tempo de cativeiro dos alevinos e garantimos que eles cresçam mais e tenham melhores chances de sobreviver`, completa.
A mesma política é aplicada quando o assunto é reflorestamento. Denise conta que neste assunto a empresa também ultrapassa o que obriga a legislação e colabora no reflorestamento das comunidades ao redor de suas usinas. `Mais uma vez, contamos com as parcerias com as universidades para garantir que esse reflorestamento seja feito de maneira sustentável, promovendo benefícios para todos`, diz Denise. Às margens dos reservatórios estão sendo implantados reflorestamentos com espécies nativas da região do Vale do Paranapanema. Esta vegetação contribuirá não só para o aumento da cobertura vegetal da região como para a formação de corredores de fauna.
Ainda na questão do reflorestamento, a Duke Energy conta com o programa de Promoção Florestal, através do qual são oferecidas à comunidade ao redor das usinas mudas de plantas para o reflorestamento e distribuída uma cartilha elaborada pela empresa para ajudar os moradores nessa tarefa. `A legislação exige deles também uma participação no reflorestamento de suas propriedades. Com as mudas, a cartilha e, principalmente, com o acompanhamento de técnicos da Duke Energy, estamos garantindo que essas pessoas, em sua maioria pequenos agricultores, cumpram com sucesso e economia o dispositivo legal`, explica Denise. Esta ação está sendo implementada há quatro meses e, segundo Denise, a procura e aceitação por parte dos agricultores têm sido excelentes. `Esta iniciativa traz resultados positivos para todos os lados, pois garante o reflorestamento e também a nossa sustentabilidade, já que nosso negócio está diretamente ligado à manutenção das bacias hidrográficas`, avalia Denise.
Para promover a educação ambiental das comunidades, a Duke Energy desenvolve programas direcionados a estudantes e a população rural, incluindo os produtores rurais e pescadores, cujas rotinas estão diretamente ligadas a aspectos ambientais. Entre eles, está o Ecoteca, uma biblioteca itinerante, montada em uma van, totalmente dedicada aos temas ambientais que percorre o interior do Estado de São Paulo. O roteiro inclui paradas em vários municípios, nos quais a biblioteca móvel instala-se em praças públicas onde fica aberta à população. Nos dias que antecedem a chegada da Ecoteca, os professores das redes de ensino participam de oficinas que abordam técnicas pedagógicas para estimular nos alunos o gosto pela leitura. `Este é um projeto de incentivo à leitura e amor à natureza`, comemora Denise. O Ecoteca já beneficiou cerca de 10 mil crianças em 2002.
Também com o objetivo de fortalecer o ensino ambiental nas escolas, a Duke Energy desenvolveu o Programa Ambiental Cibacap. Trata-se de uma associação entre a geradora de energia elétrica e o Consórcio Intermunicipal da Bacia de Capivara (Cibacap), que oferecerá, durante cinco anos, cursos para a capacitação de professores da rede pública e particular de ensino das localidades de Alvorada do Sul, Florestópolis, Ibiporã, Jataizinho, Leópolis, Porecatu, Primeiro de Maio, Rancho Grande, Santa Maria, Sertaneja e Sertanóplis. A iniciativa visa aumentar a consciência ambiental das populações das cidades em torno do reservatório de Capivara, que pertence a Duke Energy. O programa também contribui para a viabilização de programas de reflorestamento e repovoamento de rios.
Denisa conta que a empresa tem ainda outros programas próprios, ou desenvolvidos em parceria, que reforçam o comprometimento da Duke Energy com a causa ambiental. `Nosso público interno também participa desse esforço em promover uma cultura de respeito ao meio ambiente`, afirma. Segundo ela, algumas das ações realizadas pela empresa incluem a Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades relacionadas à ecologia, ao incentivo no envolvimento dos funcionários com o tema e à participação de formadores de opinião e representantes do poder público regional e das comunidades das regiões onde a Duke atua; e o Programa de Visitação das Usinas, dirigido a estudantes de escolas públicas e privadas de ensino médio, universidades, entidades ambientais, ONGs e órgãos governamentais.
Público interno
Denise destaca que a empresa tem como uma de suas regras básicas de atuação a garantia de oportunidades iguais. `As pessoas são reconhecidas por suas qualidades e capacidades`, afirma a gerente-geral de comunicação. No último mês, duas importantes ONGs norte-americanas, a Business Women´s Network (BWN) e a Diversity Best Practices (DBP), reconheram a Duke Energy como um exemplo de empresa comprometida com a causa das mulheres e das minorias.
A promoção do bem estar físico e social de seus funcionários também é uma constante na empresa. Os funcionários da Duke Energy contam com um programa de educação continuada, que lhes permite freqüentar cursos de graduação, pós-graduação e línguas, e outros específicos de cada área. `Não temos em nosso quadro de colaboradores pessoas com formação abaixo do nível técnico`, explica Denise. Segundo ela, a empresa promove uma ajuda de custos para os estudos. `Essa ajuda pode ser parcial ou integral, dependendo do valor e da duração dos cursos`, diz.
Os funcionários da Duke Energy também realizam, uma vez por ano, o Dia do Voluntariado. Comemorada em todas as unidades da empresa, nesta data os funcionários e seus familiares prestam serviços para as comunidades próximas às suas unidades. `Os próprios funcionários escolhem as entidades que receberão ajuda. Eles entram com a mão-de-obra e a Duke com o material`, conta Denise. No Brasil, cerca de 250 colaboradores da Duke Energy realizaram uma série de atividades voluntárias em 2002, entre elas, o plantio de árvores e a reforma de entidades sociais.
Ética nos negócios
Para garantir a transparência de suas relações com seus funcionários, clientes, fornecedores e acionistas, a geradora de energia elétrica conta um Código de Negócios Éticos. Válido em todas as unidades da empresa, esse documento prevê uma série de tópicos que ajudam a reforçar a responsabilidade social da companhia junto aos seus stakeholders. Distribuído a todos os funcionários e disponível em diversos canais de comunicação como a Intranet e nos sites da empresa, o Código de Negócios Éticos trata de questões como conflitos de interesse, meio ambiente, saúde e segurança, oportunidades iguais de emprego, assédio no ambiente de trabalho, informações confidenciais e ética e conformidade com a comunidade internacional.
`Todos os funcionários têm acesso às normas internas da Duke`, afirma Milton Soares, técnico em manutenção mecânica da Usina de Jurumirim. Soares, que está estudando inglês e se prepara para iniciar o curso de direito em 2003, elogia a política de bolsas de estudo da empresa e o incentivo que ele e seus colegas recebem para retomar ou dar continuidade aos estudos. `Meu curso de inglês é custeado pela empresa e devo receber uma bolsa de 80% da Duke nas mensalidades da faculdade`, comemora.
Soares também apontou a preocupação da empresa com a questão ambiental como o grande compromisso da Duke Energy. `Trabalho nesta usina há 14 anos, ou seja, muito antes da privatização, mas é evidente o cuidado da Duke com o meio ambiente. Somos orientados a tomar todos os cuidados necessários para não produzir danos à natureza`, conta Soares.
Clientes livres
A Duke Energy também conta com o Guia do Cliente Livre, uma publicação que tem por objetivo esclarecer a comunidade sobre o processo de mudança no mercado brasileiro de energia elétrica, desde o início da privatização do sistema até as regras atuais.
Clientes Livres são os consumidores de energia que podem, não apenas escolher sua empresa fornecedora, como também gerenciar suas necessidades da maneira que lhes parecer melhor, levando em conta vantagens em preços, produtos e serviços.
Pela lei 9074 de julho de 1995, ficou estipulado que, em três anos, todos os consumidores de energia com demanda superior a 10MW e tensão A2 maior que 69KV passariam a ter esse poder de decisão, mantendo os pré-requisitos dos contratos bilaterais vigentes. Desde julho do ano 2000, as regras do mercado livre passam a valer também para consumidores com demanda igual ou superior a 3MW, respeitando-se também a vigência dos contratos pré-existentes. Os chamados Clientes Novos, empresas consumidoras formadas após a promulgação da lei e ligadas em alta tensão, já nascem Clientes Livres, independentemente das suas variações em demanda de energia.
O Guia do Cliente Livre ainda esclarece sobre as entidades e instituições que atuam no setor e sobre as formas de comercialização de energia elétrica, a capacidade do sistema de geração de energia elétrica brasileiro, formas de gerenciamento desse sistema e outras informações que ajudam o cliente da Duke Energy. `Estamos desenvolvendo uma abordagem específica para os novos clientes, onde os valores de responsabilidade social da empresa são repassados para criarmos uma rede cada vez maior de benefícios para a sociedade`, finaliza Denise.
Raio X
Nome da empresa: Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A.
Nome do contato:Denise Macedo
Cargo do contato:Gerente Geral de Comunicação
Número de funcionários: (no Brasil) 300
Faturamento em 2001: R$ 639,2 milhões
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.901 - Torre Norte - 32º andar, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5501-3400