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Garagem Digital: jovens aprendem informática e cidadania
Por www.integracao.fgvsp.br/projetos.htm   6 de novembro de 2002
São Paulo - Uma parceria entre a Associação Meninos do Morumbi, HP Brasil, Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e Cidade Escola Aprendiz criou a Garagem Digital, projeto que tem por objetivo promover a inclusão de jovens no universo das tecnologias de informação e contribuir para a redução da desigualdade de oportunidades.
A primeira turma contou com a participação de 120 jovens entre 14 e 24 anos, que durante dez meses aprenderam a trabalhar com programas de computador e tiveram acesso a softwares e a Internet. No entanto, a experiência não se limitou a isso: talvez mais importante do que os conhecimentos técnicos adquiridos, foram o aprendizado de trabalhar em grupo, o aumento da auto-estima e a abertura de novas perspectivas profissionais para esses jovens.
Os meses de trabalho do grupo resultou na reformulação do site da Associação Meninos do Morumbi - www.meninosdomorumbi.org.br. No endereço, os visitantes encontram uma rádio, um jornal on-line escrito pelos alunos, salas de bate-papo e muitos outros links.
Como parceiros da Garagem Digital, cada uma das instituições é responsável por um aspecto do projeto, de acordo com a sua experiência e competência. A HP do Brasil montou o laboratório de informática dentro da Associação Meninos do Morumbi equipado com computadores, impressoras, softwares e acesso à Internet. A empresa é responsável pela tecnologia, apoio financeiro e pelo trabalho voluntário de seus funcionários. A Associação Cidade Escola Aprendiz desenvolve a metodologia e coordena a aplicação pedagógica. A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança tem a missão de sistematizar a experiência para reprodução posterior e está encarregada da coordenação geral do projeto. E a Associação Meninos do Morumbi oferece a habilidade, a experiência no trabalho com jovens e a formação de uma equipe de educadores.
A segunda turma que participará da Garagem Digital será início em janeiro de 2003. O projeto acredita que o acesso a novas tecnologias da informação e da comunicação - associada à construção de uma sólida noção de cidadania e ao desenvolvimento da capacitação de buscar conhecimento, aprender e dar valor a projetos pessoais ou coletivos - podem repercutir positivamente na relação destes jovens com sua rede de pertencimento, formada por família, escola, grupos sociais e com o mundo do trabalho.