Notícias

A Associação Maria Helen Drexel promove resgate da história pessoal de cada criança

Por Carolina Barbosa da Silva - FAAP/SP   31 de outubro de 2002
São Paulo - Sabe-se que o conhecimento de nossa história é a base da construção de nossa identidade e personalidade. Porém, se quando, ainda novos, passamos por uma mudança brusca em nossas vidas, tendemos a, aparentemente, apagar tudo o que houve até então, embora de fato, tais lembranças não sejam realmente esquecidas.

Quando se trata de crianças abandonadas ou que sofreram qualquer tipo de violência e, de súbito são encaminhados à instituições, este procedimento acontece ainda mais facilmente, até porque os próprios registros das crianças são muitas vezes perdidos durante a série de encaminhamentos como fórum, abrigos, dentre outros.

Para evitar que a perda de sua história prejudique a formação das crianças é que 3 psicólogas, Tatiana Filinto, Cláudia Vidigal e Tatiana Grinseld, desenvolveram o projeto “Fazendo História” atuante em 2 dos 8 lares da Associação Maria Helen Drexel e com proposta de expansão para os demais até o ano que vem.

O projeto começou a ser realizado no primeiro semestre de 2002 e seu procedimento consiste em, a partir de uma série de dinâmicas realizadas por voluntários previamente treinados, incentivar as crianças para que escrevam um livrinho que conte a história de suas vidas.

“Fazendo História” é financiado pela Marítima Seguros e já que pretende ser ampliado futuramente, necessitará de voluntário. Caso tenha se interessado neste projeto ou deseje saber mais sobre outros projetos e a instituição, ligue 5044-9023 ou 5631-8677.

Comentários dos Leitores