Notícias

A Casa Hope pretende inaugurar em até dois anos uma nova sede

Por Andrea Gomes Giusti - FAAP/SP   30 de outubro de 2002
São Paulo

A casa hope estabeleceu o objetivo de inaugurar em até dois anos uma sede nova que possibilitará abrigar 250 crianças e 250 acompanhantes ao mesmo tempo e que possa incorporar novos serviços que auxiliem no tratamento; como quimioterapia e exames complementares.

Atualmente a casa Hope conta como estrutura composta de: três casas de apoio, um bazar e 1 casa administrativa. Com essa estrutura casa Hope tem condições hoje de atender a 75 crianças e a 75 acompanhantes ao mesmo tempo. Esses dados, embora muitos positivos ainda obrigam a entidade a recusar um grande número de crianças com câncer vindo de hospitais públicos.

No Brasil, o câncer infantil é a terceira causa de mortalidade em crianças de até 14 anos. Todos os anos surgem 13 mil registros de novos casos. Apesar do excelente prognóstico de que 70% dos casos tem cura; menos de 50 % das crianças que sofrem de câncer chegam aos centros multidisciplinares de tratamento.

Por ser um tratamento caro e sofisticado, o número de vagas disponíveis para esse fim nos hospitais com atendimento gratuito em São Paulo; onde se encontra o maior centro de oncologia pediátrica do país; é bastante limitado. Portanto, faz-se necessário o apoio social para permitir que os serviços de tratamento do câncer infantil dos hospitais da cidade tenham um melhor aproveitamento possível dos seus leitos sem, no entanto comprometer a qualidade do tratamento.

A associação pró- hope – apoio à criança com câncer foi fundada em 1996 pela empresária Claudia Bonfiglioli, que após 12 anos de trabalho voluntário no Hospital do Câncer, decidiu montar uma casa aonde as crianças carentes, vindas de todo país, pudessem encontrar condições de permanecer em São Paulo e realizar o seu tratamento. Assim, surgiu a casa hope, entidade sem fins lucrativos, que fornecem assistência social integral aos carentes portadores de qualquer tipo da doença e de seus acompanhantes, em qualquer estágio do tratamento, desde que haja necessidade de internação hospitalar e que o paciente venha de hospital público ou de atendimento gratuito.

As três unidades de apoio da entidade oferecem a pacientes e acompanhantes os seguintes serviços: moradia, alimentação, nutrição, higiene e limpeza, medicação, transporte, assistência médica, assistência social e psicológica, apoio pedagógico e educacional, recreação dirigida, cursos de técnica de artesanato, oficina de artesanato, cursos de informática, assistência jurídica, auxílio funerário, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia.

O transporte de pacientes e seus acompanhantes entrem a Casa Hope e os Hospitais, que em muitas ocasiões ocorre duas ou até três vezes por dia, é feita através da Frota Hope, composta por três vans. A cada mês são transportados mais de cinco mil passageiros. Além as vans, a frota da casa hope ainda conta com um caminhão e um veículo de transporte de leves cargas.

O bazar Hope é o local onde você pode ajudar a entidade de duas maneiras: você pode doar roupas de uso pessoal, de cama, mesa e banho; doar eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e brinquedos, ou pode comprar esses itens a preços reduzidos.

As três casas de apoio se situam na Vila Mariana respectivamente na Rua Alice de Castro (voltada para o atendimento de crianças), na rua Morgado de Mateus (voltada para o atendimento de adolescentes) e na Rua Joaquim Távora (onde se encontra a sede da instituição e também o bazar da entidade). Tel de contato: 11-55719321 e CEP: 04015-050.

Comentários dos Leitores