Notícias

ABAED assessora Prefeitura de Santo André

Por Flávia Russo - FAAP/SP   13 de novembro de 2002
são paulo-A ABAED – Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente vem há um ano assessorando a Secretaria de Educação e Formação Profissional do Município de Santo André em seu programa de inclusão dos alunos portadores de deficiência na rede municipal de ensino, formada por creches, escolas infantis, ensino fundamental e ensino profissionalizante.

Atualmente todas as propostas pedagógicas estão sendo organizadas de forma a garantir o acesso e a democratização do ensino para todos, inclusive aos que são portadores de deficiência. Estes são matriculados rotineiramente nas unidades de ensino, que vem sendo adaptada arquitetonicamente para recebe-los assim como seus professores têm recebido formação específica para o atendimento pedagógico desta população.

Para a atual Secretaria de Educação, Profa. Cleuza Rodrigues Repulho, é fundamental que se garanta oportunidades a todos, e para isso é necessário que se compreenda as demandas específicas de cada uma dessas crianças. Incluí-las na escola e nos processos de aprendizagem não significa trata-las ignorando suas diferenças. O contato com essas diferenças dentro dos espaços escolares, segundo a avaliação dos professores, tem sido de extrema importância para as outras crianças e jovens que passam a resignificar seus conceitos sobre a deficiência, desprovida de uma leitura assistencialista, podendo perceber possibilidades nessas pessoas.

Este mesmo movimento de inclusão tem se registrado nas empresas, que por uma determinação da lei devem empregar pessoas com deficiência em seus quadros. Esta é uma experiência inovadora que a ABAED acompanha. Ela mostra a importância de se investir na formação dessas pessoas. Justamente por estarem completamente segregadas das oportunidades educacionais, pois poucas escolas hoje aceitam alunos portadores de deficiência alegando falta de estrutura acabam vivendo outro processo de exclusão no mundo do trabalho. É preciso se quebrar este ciclo vicioso.

Comentários dos Leitores