Notícias

Voluntários das gerais - Empresas e cidadãos juntos em ações solidárias

Por Diário da Tarde - http://www.estaminas.com.br/dt/ - Carlos Humberto Luz   16 de novembro de 2002
Pelo segundo ano consecutivo os mineiros se preparam para participar do Dia V, que este ano será realizado em 1º de dezembro o primeiro domingo do mês. A data foi estabelecida como símbolo e estímulo geral a empresas e cidadãos que pretendam desempenhar ações de boa vontade em prol da população carente, conforme a proposta do Programa Voluntários das Gerais, criado em maio de 2001, pelo Sistema Fiemg e seus parceiros e mantido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

A estratégia de mobilização atingirá as 11 regionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a expectativa dos coordenadores é triplicar a ação, chegando a 300 mil participantes e 30 mil voluntários. No ano passado, as atividades envolveram mais de 115 mil pessoas, mobilizadas por um número superior a 11 mil voluntários, que atuaram em 573 ações, distribuídas por 44 cidades de Minas Gerais. No próximo dia 1º, a concentração dos voluntários em Belo Horizonte ocorrerá na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia. O coordenador do Dia V, Barnabé Medeiros, destacou que o programa usa a perspetiva do trabalho voluntário, com envolvimento do cidadão, ao contrário do assistencialismo ou das simples doações. As empresas são o nosso ponto de partida, buscamos formar uma cadeia de voluntariado, incluindo a direção, funcionários, clientes, fornecedores e terceirizados . As empresas, segundo ele, devem apoiar e estimular os voluntários já existentes nos setores de ecologia, saúde e educação, através de seminários: A mineradora Samarco, por exemplo, já possui projeto educacional voluntário . O programa tem como diretora executiva Mónica Corullón, também ligada à Fiemg.

PAUTA

Um dos objetivos do Programa Voluntários das Gerais é colocar na pauta das empresas a questão do investimento social, principalmente por meio da organização do voluntariado. O Dia V, por sua vez, é fundamental na formação de comitês de divulgação, que funcionam como multiplicadores de informações e atração de novos voluntários.

Os comitês podem buscar parcerias com a mídia, lideranças sindicais, políticas, religiosas e personalidades em geral. Outra função é buscar facilitar transporte e locais de reunião para os voluntários. Os comitês, cerca de 15 registrados no Estado, buscam também recursos materiais, inclusive financeiros para funcionamento do programa. O Dia V será realizado, simultaneamente, nas 11 regionais do Sistema Fiemg: Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Divinópolis, Uberaba, Araxá, Patos de Minas, Ituiutaba, Belo Horizonte e Pouso Alegre

O Voluntários das Gerais tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Minas Gerais (ACminas), além de outras associações profissionais e sindicais. Inspiração para o programa mineiro, em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional do Voluntariado, determinando que este fosse comemorado todo ano, em 5 de dezembro, com o objetivo de minimizar as diferenças entre as classes sociais.

Atendimento e lazer gratuito em instituições

Em Belo Horizonte, o Dia V mostrará muitas ações voluntárias que envolvem empresas e cidadãos. A telefônica Maxitel vai realizar oficinas de música, artes e dança, no Bairro Novo Glória, região Norte da Capital. Em Divinópolis, haverá arrecadação de brinquedo e livros para creches da cidade, através da colaboração voluntária de quatro empresas: Teatron Cultural, Bom Pastor Indústria de Papel, Posto Vem Car e Auto Posto São Carlos. Também na Capital, médicos do Hospital Belo Horizonte darão atendimento gratuito em presídios no Dia V, enquanto que pediatras atenderão em creches e geriatras em casas de repouso.

Desde o ano passado, os grupos de ação de voluntários têm se organizados em igrejas, clubes de escotismo, associações, sindicatos etc. As ações incluem os setores de saúde, prevenção de doenças e ajuda a instituições filantrópicas. Destacam-se, inclusive no Dia V, limpeza de praças, pintura de escolas, plantio de árvores, mutirões de limpeza para prevenir a dengue e outras doenças com participação de médicos e enfermeiros, programas de aproveitamento de alimentos com apoio de nutricionistas e organizações de festas e shows, com participação de artistas.

A expectativa dos organizadores do Programa Voluntários das Gerais é sensibilizar em dois anos mais de 10% da população do Estado, o que corresponde a 2 milhões de pessoas. Os organizadores do projeto podem ser contatados através do telefone 0800 309002. O endereço eletrônico é www.voluntariosdasgerais.org.br. Os voluntários atuam como consultores na mobilização dos grupos de ação. (CHL)

Comentários dos Leitores