Notícias

Terceiro setor discute inclusão social

Por Correio da Paraíba   28 de novembro de 2002
ONGs, sindicatos e cooperativas se unem para reduzir desigualdades no País Juracy Barbalho

Cerca de 160 pessoas participaram, ontem, em João Pessoa, no Centro de Educação Tecnológico Federal da Paraíba (Cefet), do Encontro Paraibano sobre o Terceiro Setor, que envolve as Organizações não governamentais (Ong's), sindicatos, cooperativas, movimentos e grupos sociais organizados. A informação foi do coordenador do evento, João Roque Neto, que vê nesse segmento o caminho adequado para a formação de uma sociedade mais equilibrada e organizada.

Conforme ele, o terceiro setor é um processo que vem surgindo como transformador da sociedade que interage com as esferas públicas e privadas e demais movimentos sociais, numa perspectiva participativa.

De acordo com o coordenador do evento, o terceiro setor visa a inclusão social, diminuindo as desigualdades existentes na sociedade. "Transformar e criar modos de vida da sociedade, também é um dos interesses do terceiro setor", disse.

O encontro, que aconteceu durante todo o dia de ontem, no Cefet, teve como objetivo divulgar e fomentar o desenvolvimento do terceiro setor junto a sociedade. Palestra, debate, exposição e feira foram os métodos utilizados no evento para divulgar a importância do terceiro setor nas transformações da sociedade.



Novas maneiras

João Roque explicou que é preciso se criar novas maneiras do direito de cidadania, como também expor proposta de responsabilidade social junto a interesses públicos e privados. Ele disse que esse é o papel do terceiro setor, que está se unindo em torno de categorias organizadas da sociedade para promover ações na economia e diminuir as desigualdades.

A palestra do encontro foi sobre o terceiro setor no mundo globalizado, com os professores Henrique Rattner, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Andrés Falconer, da Universidade de São Paulo (USP), Áurea Carneiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Esse tema foi coordenado pelo diretor do Cefet, José Rômulo Gondim de Oliveira. O debate foi sobre o terceiro setor e desenvolvimento sustentável, com a participação dos expositores Telma Cristina Rocha, Francisco Urbano e de um representante da Associação Brasileira das Organizações Não-governamentais.

O encontro que começou às 8:30h foi encerrado às 17:30h, com uma apresentação artística promovida por entidades que realizam trabalhos na área cultural. "O evento reuniu profissionais e entidades dos mais variados segmentos organizados da sociedade paraibana", disse João Roque.

Comentários dos Leitores