Notícias

Suzano incentiva projetos de voluntariado

Por Jornal Valor   6 de dezembro de 2002
Por ano, a Suzano já investe cerca de US$ 1 milhão em ações sociais

Carolina Mandl

A Companhia Suzano de Papel e Celulose inaugura amanhã, Dia Internacional do Voluntariado, um projeto para incentivar a prática de ações de responsabilidade social entre seus 4.500 funcionários dos escritórios e áreas florestais e industriais de São Paulo.

Por ano, a Suzano já investe cerca de US$ 1 milhão em ações sociais, o que inclui projetos de desenvolvimento sustentável na região onde atua, apoio a organizações não-governamentais e projetos culturais.

Mas, agora, o objetivo do novo projeto é sensibilizar os funcionários a praticarem alguma forma de ação voluntária em qualquer comunidade que esteja precisando de auxílio, não necessariamente naquelas apoiadas pela Suzano. "As pessoas devem procurar alguma atividade que lhes gratifique", explica Luiz Chaves, gerente de recursos humanos e comunicação interna da Suzano.

Para incentivar o voluntariado entre os funcionários, a Suzano promoverá palestras e cursos sobre o assunto. Alguns temas abordados serão a definição de voluntariado, como ajudar a comunidade e identificar suas habilidades.

Além disso, a intranet da empresa contará com um banco de dados de experiências. Quem já ajuda alguma comunidade poderá contar sua história e dizer se precisa de mais parceiros no projeto. "É um jeito de as pessoas conhecerem mais de perto algumas atividades", diz Chaves.

Os voluntários terão dois dias por ano livres para desenvolver seus projetos de responsabilidade social. "A idéia não é fazer com que os eles sejam voluntários só dois dias por ano, mas é uma forma de dizer que a empresa apóia a iniciativa", afirma Chaves.

A expectativa da Suzano é envolver 10% dos funcionários da empresa em os projetos do terceiro setor. Mas o projeto também está aberto para as famílias dos funcionários, que podem participar dos cursos.

Comentários dos Leitores