Notícias

Fórum Social começa na quinta-feira

Por Folha de Pernambuco   23 de janeiro de 2003
Os participantes emitirão centenas de resoluções a serem aplicadas nos próximos meses

Da Redação

A terceira edição do Fórum Social Mundial, que começa nesta quinta-feira e já movimenta Porto Alegre, volta-se à apresentação de propostas para transformar o mundo atual no novo mundo possível defendido pelo evento. "Já passamos pela fase de análise da situação, no primeiro fórum, e pela de apresentação de alternativas, no ano passado", avalia Maria Luisa Mendonça, da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, uma das entidades que fazem parte do Comitê Nacional do Fórum Social Mundial.

As resoluções não serão do comitê organizador, que sequer está orientando os participantes a partirem para a apresentação de propostas, apenas constatou que isso é uma tendência deste ano. O Fórum não promove campanha nem produz declarações ou documentos.Os participantes emitirão centenas de resoluções a serem aplicadas nos próximos meses.

A primeira proposta oficial e documentada pode sair antes do início do Fórum. A Via Campesina, organização que reúne centenas de entidades de pequenos agricultores do mundo, promove sua assembléia internacional de amanhã a quinta, num ginásio do bairro Santo Antônio. O encontro deve referendar propostas que depois serão levadas a diferentes fóruns internacionais.

Comentários dos Leitores