Notícias

Mesa de diálogo inova Fórum Social Mundial

Por A Tarde   23 de janeiro de 2003
Os comitês nacional e internacional esperam um público de 100 mil participantes

Da Redação

Em Porto Alegre, os delegados de organizações e do movimento social no Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado entre quinta-feira e dia 28, discutirão com convidados e partidos, governos e a Organização das Nações Unidas (ONU) temas polêmicos e atuais nas mesas de diálogo e controvérsia, a principal novidade na metodologia do evento este ano.

Personalidades como o ex-presidente de Portugal Mário Soares, o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e o presidente nacional do PT, deputado José Genoino (SP), estão entre os debatedores dos assuntos escolhidos para esta edição: "Lacunas e Tensões Entre Movimentos Sociais, Alternativas Frente à Crise no Capitalismo, Como o Mundo Deve ser Governado e Como Construir a Paz".

Os comitês nacional e internacional do Fórum Social Mundial esperam um público de 100 mil participantes, de 121 países. As 4.962 entidades inscritas serão representadas por 29.704 comissários. A maior concentração de público deve ocorrer na Marcha Pela Paz, que abre o Fórum Social na tarde de quinta-feira. Depois, os enviados se distribuirão entre 11 conferências, 62 painéis, quatro mesas de diálogo e controvérsias, 38 testemunhos, 1.710 oficinas e seminários.

Todas as atividades estão vinculadas aos cinco eixos centrais deste ano, que são Desenvolvimento e Democrático e Sustentável; Princípios e Valores, Direitos Humanos, Diversidade e Igualdade; Mídia, Cultura e Contra-Hegemonia; Poder Político, Sociedade Civil e Democracia, e Ordem Mundial Democrática, Combate à Militarização e Promoção da Paz.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a principal estrela deste ano. Também participam os escritores Adolfo Perez Esquivel e Eduardo Galeano, o lingüista Noam Chomsky, Soares e a atriz inglesa Emma Thompson, cuja presença ainda não está confirmada, além de outros nomes conhecidos do grande público.

Comentários dos Leitores