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Holcim investe R$ 1,5 milhão em projetos de responsabilidade social

Por Jornal Valor   24 de janeiro de 2003
"Para perdurar no mercado precisamos não só ter lucro, mas também cuidar do meio ambiente e investir na área social. É o nosso tripé do desenvolvimento sustentado", afirma Carlos Bühler, presidente da Holcim no Brasil.

A empresa fechou 2002 com um investimento de R$ 1,3 milhão através de seu instituto. O órgão foi criado em meados do ano passado para organizar os investimentos da companhia na área social.

Além do investimento realizado o Instituto também conseguiu cumprir a meta de estar presente com projetos em todas as localidades onde a Holcim tem unidades com os três pilares básicos do investimento social da companhia: educação, meio ambiente e infra-estrutura.

Na área ambiental, a companhia desenvolveu um projeto que está sendo levado para todas as cidades onde atua: o viveiro de mudas. Neste espaço são criadas espécies nativas que são distribuídas nas prefeituras locais para promover a arborização do município. A educação ambiental também é um dos focos dos viveiros que já ensinaram mais de 3 mil pessoas entre professores e estudantes a produzir e cuidar das mudas.

Mas o maior destaque é na área educacional. Nesse setor a companhia tem o projeto Mei Mei, onde desenvolve programas de educação formal, oficinas de arte e capacitação profissional para crianças de famílias de baixa renda de Cantagalo (RJ).

Já nos municípios de Barroso e Pedro Leopoldo, ambos em Minas Gerais, a Holcim participa do projeto Educar e Prosseguir, que se preocupa com a alfabetização de adultos e jovens fora da faixa etária padrão de estudo formal. O programa, realizado em parceria com o Sesi e o Senai, já atendeu mais de 1,7 mil pessoas nos ensinos médio e fundamental.

"O governo e as ONGs não conseguem sozinhos investir o necessário na área social, por isso a necessidade das parcerias com as empresas", diz Bühler.

Segundo o executivo, os projetos da Holcim sempre contam com a ssociação das prefeituras locais.

A companhia também pretende desenvolver a relação com a sociedade civil. "Nosso conceito é ir ao encontro das necessidades das comunidades que estão ao redor de nossas fábricas", explica Bühler.

Com isso a empresa estimula a sociedade local a se organizar, definir suas necessidades e apresentar soluções que poderiam ser patrocinadas pela Holcim. "Dessa forma temos uma certeza muito maior de que as necessidades deles serão implantadas e que os objetivos serão atingidos de forma mais fácil", avalia o executivo.

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