Notícias

Governo lança Fome Zero

Por Correio do Povo   31 de janeiro de 2003
Lula anuncia hoje, mesmo incompleto, o principal projeto de sua administração

Presidente acertou ontem, com ministros e assessores, os últimos detalhes do lançamento

O programa Fome Zero, projeto mais ambicioso do governo federal, será lançado hoje pelo presidente Lula, mas não estará completo. Inicialmente serão postas em prática menos de dez das 60 ações da proposta de Lula, que atravessou o Atlântico para pregar uma luta mundial contra a fome e a miséria. Várias ações, como o Bolsa-Escola e a merenda escolar, foram herdadas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O programa só será totalmente conhecido em agosto, quando do envio ao Congresso do novo Plano Plurianual de 2004 a 2008.

Cerca de 500 pessoas foram convidadas para o lançamento. Durante o pronunciamento, Lula anunciará a criação do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), que terá 60 componentes. No próximo dia 15, o governo dará início a uma campanha nacional no rádio e na televisão para prestar esclarecimentos sobre o programa. Também serão divulgados os números de pelo menos duas contas bancárias que receberão doações. As empresas serão informadas sobre as formas pelas quais poderão doar alimentos. A equipe de Lula negociou espaços para a divulgação da campanha na mídia.

Lula reuniu-se ontem com os ministros da Segurança Alimentar, José Graziano, e da Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, além de assessores especiais como Oded Grajew e Carlos Alberto Libânio Christo, o frei Betto, para tratar dos detalhes do lançamento. Segundo informou Lula ao prefeito de Porto Alegre, João Verle, no ato será anunciado o aumento do Bolsa-Alimentação, que hoje é de R$ 15,00 por criança.

Comentários dos Leitores