Notícias

Grupo quer reduzir as desigualdades sociais no Estado

Por Jornal do Commercio - http://www.jc.com.br/   25 de fevereiro de 2003
O Instituto Ação Empresarial pela Cidadania (AEC-PE) é uma organização civil sem fins lucrativos, que tem o objetivo de divulgar e incentivar, entre os empresários do Estado, a realização de projetos de responsabilidade social voltados para a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento sustentável do Estado. O AEC-PE conta, em seu quadro de associados, com 46 empresas, profissionais liberais e associações setoriais.

Entre as empresas ligadas estão a Alcoa, a BCP Telecomunicações, Celpe, Chesf, Moura Dubeux, TIM Nordeste, White Martins, entre outras. Para alcançar suas metas, o Instituto realiza projetos e eventos em parceria com outras organizações, universidades, institutos de pesquisa e Governo. Entre as linhas mestras do trabalho estão o direcionamento do empresariado para uma visão estratégica do investimento social privado, a realização de pesquisas, a divulgação de informações e o apoio ao trabalho das empresas. O AEC procura ainda despertar os empresários para a variedade de recursos existentes nas empresas e suas diversas formas de aplicação e incentivar o desenvolvimento de parcerias entre empresas, organizações sociais e Governo.

Além de Pernambuco, também existem filiais da Ação Empresarial em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas pelo Instituto com o objetivo de difundir as práticas de responsabilidade social estão, além do Ação em Debate, o Informe Ação, um informativo eletrônico de periodicidade mensal, que traz matérias e fatos jornalísticos sobre o tema, com dicas e experiências ocorridas em Pernambuco, no Brasil e no mundo.

Outra atividade desenvolvida é o curso Projeto Social: uma opção estratégica para a Empresa Cidadã - realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia em Gestão Empresarial (INTG). Ele apresenta novas formas e possibilidades de investimento social privado. O resultado, segundo a AEC, seria a ampliação do conhecimento sobre conceitos de responsabilidade social e investimentos, estruturação da política e do projeto social das empresas participantes e os primeiros passos para a implantação e o acompanhamento desses projetos.

Também são disponibilizados, por meio de uma página na Internet, serviços de consulta, pesquisa e acervo de informações sobre o movimento de cidadania empresarial, responsabilidade social e investimento social privado em diversos âmbitos.

Já o programa IntegraAção é voltado para o relacionamento institucional com as empresas associadas à organização, mantendo uma agenda de eventos, cursos, visitas monitoradas e reuniões de aconselhamento para o grupo associado, além de uma publicação eletrônica semanal.

Comentários dos Leitores