Notícias

Mãe abre campanha para doação de órgãos

Por Hoje em Dia   11 de março de 2003
"Amar é doar. Doar é vida. O MG Transplantes precisa do seu amor para salvar vidas". Essa é a mensagem estampada em uma faixa colocada em uma tenda - montada em frente ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), em Belo Horizonte - cuja finalidade é incentivar a doação de órgãos em Minas.

A iniciativa é da promotora de eventos Fernanda Carvalho, 54 anos, que, em julho de 2002, perdeu em um acidente o seu filho, Cristiano Carvalho, que na época tinha 23 anos. Todos os finais de semana Fernanda Carvalho arma sua tenda em frente ao HPS, como ocorreu durante todo o dia de ontem, e distribui panfletos sobre a importância de doar órgãos.

Fernanda Carvalho lembra que resolveu procurar o MG Transplantes assim que recebeu a notícia dos médicos de que seu filho estava com morte cerebral. Segundo ela, na época apenas as córneas puderam ser doadas, já que não havia tempo para a realização dos exames necessários que permitiriam a doação dos outros órgãos. No final do ano passado 5.153 pessoas estavam na fila de espera para receber a doação de órgãos. Deste total, 1.128 esperavam pela doação de córnea.

A "Tenda do Amor", como foi batizada, será usada pela promotora de eventos em outros hospitais. "Resolvi fazer a campanha no final do ano passado, assim que recebi um telefonema de uma moça que recebeu uma das córneas do meu filho. Fiquei muito feliz em saber que parte do meu filho ajudou uma pessoa. A moça disse que quer me conhecer pessoalmente e que está tendo uma vida normal", declarou. A outra córnea foi doada para um paciente do Espírito Santo e que estava na fila de espera do MG Transplantes.

O trabalho de Fernanda Carvalho já está dando resultados. Ela conta que ontem recebeu em sua tenda uma mulher que estava com o filho no HPS com morte cerebral por causa de um acidente de moto. Segundo ela, a mulher decidiu procurar o MG Transplantes para fazer a doação após receber o material de divulgação.

O trabalho voluntário de Fernanda Carvalho é apoiado pelo MG Transplantes e pela Secretaria de Estado de Saúde, que fornecem material de divulgação.

Comentários dos Leitores