Notícias

Gettran atua contra carros poluidores

Por Tribuna de Minas   12 de março de 2003
A partir de julho, o motorista pego com carro desregulado poderá ser encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente

Da Redação

Com o objetivo de reduzir a poluição no trânsito, a Gerência de Transporte e Trânsito (Gettran) realiza, na próxima semana, a Operação Oxigênio, para avaliar o volume de gases poluentes emitidos por veículos a diesel. A vistoria é gratuita e será feita entre os próximos dias 17 e 21, no Distrito Industrial, na sede da empresa Juiz de Fora Diesel, parceira na iniciativa. A avaliação dura cerca de dez minutos.

No caso de aprovação, os motoristas recebem um selo de qualidade, válido por seis meses. Como a campanha é educativa, não há obrigatoriedade de comparecimento. Mas de acordo com a Gettran, os veículos surpreendidos em blitze, sem selo e fora dos padrões adequados, serão notificados.

Segundo o Gestor Ambiental do órgão, João Batista Rodrigues, a margem de reprovação, hoje é de 43% a 45%, índice considerado alto, mas menor do que o de dois anos atrás, quando começou a Operação Oxigênio. À época, os dados apontavam 65% de reprovação.

Ele adianta que já existe projeto na Gettran visando a implantação de um disque-denúncia relativo a veículos poluentes. Por enquanto, não há um telefone exclusivo para esse fim, mas qualquer pessoa pode ligar para o órgão e indicar a placa dos veículos que estejam nitidamente contaminando o meio ambiente.

Conforme o gestor, não é descartada a possibilidade de, a partir de julho, haver operação repressiva, na qual, além de multas, o motorista poderá ser encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente. "A idéia é apertar o cerco." A Gettran ainda pretende marcar palestra com técnicos da Mercedes Benz para funcionários e convidados da comunidade.

Comentários dos Leitores