Notícias

Projeto artístico visa prevenção contra Aids

Por Correio da Bahia   14 de março de 2003
Oficinas

O Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) já selecionou 30 adolescentes, entre 14 e 19 anos, nas escolas públicas de Salvador para dar início ao projeto Plataforma Solidariedade: adolescentes prevenindo a Aids pela arte mambembe. Eles estão sendo treinados em diversas oficinas, teóricas e práticas, na Escola de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e vão transmitir mensagens de prevenção à Aids em 12 comunidades de Salvador e seis cidades do interior - inicialmente Candeias, Camaçari, São Sebastião do Passé, Lauro de Freitas, Santo Amaro e Conde.

A previsão é que, nos quatro primeiros meses, os adolescentes sejam capacitados e, a partir de julho, estejam atuando num ônibus-palco, veículo especialmente adaptado para fornecer os recursos básicos de som, luz e de apoio audiovisual (com TV, telão, vídeo e computador). "A idéia é que os adolescentes capacitados pelo projeto se tornem agentes de mudança de comportamento junto a outros jovens, através da arte-educação, tornando a prevenção à Aids uma prática exemplar de exercício concreto de solidariedade e respeito ao outro", diz a coordenadora do projeto, Teresa Vilaça.

Com investimentos em torno de R$8 milhões, a Petrobras está patrocinando 38 projetos selecionados em todo o país para participar do Programa Geração da Paz - uma das vertentes do programa Petrobras Social, lançado em 2001, e que investiu R$37 milhões nas cinco regiões do país.

No Nordeste, foram escolhidos 13 projetos. Na Bahia, além do Grupo Gapa, foram aprovadas propostas que privilegiam as áreas de educação (Liceu de Artes e Ofícios, com a peça Cuida bem de mim) e de meio ambiente (Fundação Ondazul).

Comentários dos Leitores