Notícias

Projeto previne o uso de drogas

Por Correio do Povo    22 de outubro de 2001
Desenvolvido desde 1995 pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família beneficia, atualmente, 55 empresas e mais de 60 mil trabalhadores do Estado. Em parceria com a ONU, que ofereceu treinamento e redirecionou modelos de atuação para a realidade brasileira, o projeto nasceu de uma pesquisa realizada junto às indústrias nacionais para saber o índice de consumo de drogas entre os funcionários.

No RS, cerca de 30 profissionais atuam no projeto. Na pesquisa inicial, 34% dos trabalhadores apresentavam problemas com álcool, 1,8% com drogas ilícitas e 30% com cigarro. Neste ano, 30 empresas concluíram o processo total de avaliação e foram certificadas com os resultados medidos em perfil, consumo de drogas e indicadores de desempenho. O álcool teve redução de 12%, o cigarro, de 16% e as drogas ilícitas, de 70%. Paralelo a estes números, houve redução de 34% nos acidentes de trabalho, gerando uma diminuição de 30% no custo/acidente.

Conforme a coordenadora nacional do projeto, Leda Ribeiro Pereira, a melhoria para as empresas está 'no aumento da produção, na produtividade e na redução de gastos com matéria-prima, faltas e acidentes'. As empresas interessadas em se unir ao projeto devem ligar para o fone (51) 3347-8527.

Comentários dos Leitores