Notícias

Senac São Paulo reconhece o trabalho das empresas que educam

Por www.sp.senac.br/terceirosetor   25 de março de 2003
O Senac São Paulo entrega na quinta-feira, dia 27, o selo de responsabilidade social Empresa que Educa a cerca de 1.200 empresas de todo o Estado, que, durante o ano de 2002, investiram e apoiaram o Programa Educação para o Trabalho, oferecido pela instituição a jovens economicamente desfavorecidos. O selo tem o objetivo de reconhecer e estimular a iniciativa privada a promover atividades culturais e sócio-educativas, agregando valor à imagem das empresas.

O Programa Educação para o Trabalho, do Senac São Paulo, prepara em todo o Estado, por ano, em média, 2.700 adolescentes, entre 14 e 21 anos, para o mercado de trabalho. Metade das turmas é financiada pelos parceiros, como o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano, Aché Laboratório, Natura Cosméticos e Diageo Brasil, entre outros. Desde 1996, quando foi criado, o programa já capacitou 25 mil jovens, sendo que desses, 60% conseguiram uma colocação no mercado. Em 1998, já eram 18 mil inscritos.

Durante seis meses, os alunos aprendem as competências básicas para atuar no mercado de trabalho, como informática, postura profissional, saúde, apresentação pessoal, pró-atividade, direitos e deveres, transações comerciais, organização do ambiente de trabalho e atendimento ao cliente. Como os participantes são de comunidades de baixa renda, uma das etapas do programa engloba atividades e técnicas de resgate da auto-estima e reinserção social.

Na última etapa do programa, os jovens têm a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de uma empresa, percorrendo os departamentos e observando as atividades. Para se ter uma idéia da importância dessa experiência na vida dos participantes, muitos alunos dividem com parentes e amigos o aprendizado adquirido no curso, que oferece ainda noções básicas de higiene e informações sobre alimentação, saúde, métodos preventivos, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Para fortalecer o relacionamento familiar, o Senac promove ainda seis encontros com os pais dos jovens para debater temas como sexualidade, juventude, drogas, mercado de trabalho e globalização. Com isso, a instituição espera aproximar os pais desta etapa determinante da vida de seus filhos.

Durante o processo seletivo, é feita uma entrevista para avaliar a necessidade do adolescente em integrar o programa, seu grau de interesse e sintonia com a proposta. Como a demanda por parte das empresas cresce a cada dia, muito por conta da legislação que determina que elas tenham em seus quadros jovens aprendizes, já há cursos específicos, de acordo com suas necessidades. Por exemplo, há grupos que pedem o treinamento com foco em telemarketing e bartender.

Experiências de sucesso

Thiago Gregório Francisco dos Santos cursou o programa com ênfase em Bartender há três anos e hoje trabalha na Forneria São Paulo, do grupo Fasano. Ex-moradora do Capão Redondo, zona leste de São Paulo, Angélica Isabelle Alonso participou do programa em 1999 e hoje estuda Medicina na Universidade de Havana, em Cuba.

Contratada pelo Hotel Mercure de Guarulhos, Kelly Trindade de Oliveira acredita ter realizado o primeiro dos seus sonhos. “O Programa Educação para o Trabalho, do Senac São Paulo, me mostrou que tudo é possível, só depende do esforço de cada um. Agora quero fazer faculdade de Hotelaria e Turismo e estudar inglês”.

O chefe do Departamento Pessoal do Hotel Mercure, Daniel Battistini, por sua vez, acredita que iniciativas como essa ajudam tanto os jovens quanto as empresas. “Tivemos a oportunidade de treinar dois alunos e a experiência deu tão certo que estamos recrutando-os para nosso quadro efetivo. A disposição desses jovens foi um dos fatores determinantes, além, é claro, do treinamento que eles receberam do Senac”, afirma.

Evento: Selo Empresa que Educa Data: 27 de março de 2003 Hora: 19h30 Local: Auditório Nobre da sede do Senac São Paulo Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 228. Térreo. Vila Buarque Site: http://www.sp.senac.br/terceirosetor

Comentários dos Leitores