Notícias

Guilherme Afif assume presidência da ACSP

Por Diário do Comércio    28 de março de 2003
O empresário Guilherme Afif Domingos, diretor presidente da Indiana Seguros SA, tomou posse ontem na presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp) e Associação Comercial de São Paulo (ACSP), para o biênio 2003-2005. A cerimônia começou às 10h30, no Clube Atlético Monte Líbano, na avenida República do Líbano.

Estavam presentes na posse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), além de ministros, líderes políticos, empresariais, prefeitos do Interior paulista e representantes de entidades de vários outros setores da sociedade civil nacional. Guilherme Afif assumiu as duas entidades empresariais, no lugar de Alencar Burti, num momento de importantes transformações políticas e sociais em curso no País e de uma conjuntura mundial instável conturbada com a guerra do Iraque.

Afinado com essas transformações globais, e seus efeitos no Brasil, Afif tem marcado presença constante no mundo empresarial nacional, desde meados dos anos 70. Em 1982 foi presidente da Associação Comercial. De lá para cá acumulou uma importante experiência política tanto no poder legislativo, como no executivo, tendo sido eleito em 1986 como o terceiro deputado federal constituinte mais votado no País e o primeiro mais votado na cidade de São Paulo.

Essa vivência política garantiu ao atual presidente emérito da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) fazer o Brasil avançar no incentivo e defesa da micro e pequena empresa, mobilizando a classe empresarial na luta que resultou na aprovação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, além de ter garantido na Constituição Federal um tratamento diferenciado para as PMEs.

Outra conquista obtida para o setor: o Simples. Não por acaso, tem sido um crítico persistente ao crescimento da carga tributária no Brasil, responsável, segundo Afif, pelo aumento da informalidade e do encurtamento da vida das empresas, sobretudo, as MPEs.

Propostas – Além da sua atuação de líder empresarial, Afif tem apresentado ações alternativas para os problemas sociais do País e da cidade de São Paulo. No início deste mês, deu o primeiro passo para uma parceria com a prefeita Marta Suplicy (PT) para criação de projeto piloto do shopping popular, como um caminho para solucionar o problema dos camelôs em São Paulo e ajudar na recuperação do centro velho da cidade.

Preocupado com o avanço do chamado quarto setor (o crime organizado) coordena desde início de 2002, junto com o empresário Rogério Amato, presidente da REBRAF, do Programa Degrau – Projeto de Convivência e Aprendizado no Trabalho, que pretende empregar 120 mil jovens este ano, sob o lema "tirar o jovem da escola do crime e levar para a do trabalho".

Guilherme Afif Domingos, aos 59 anos, assumiu ontem simultaneamente a presidência da Associação Comercial de São Paulo, uma das mais antigas do País, com 108 anos de atuação na vida pública paulista e nacional; e a Federação das Associações Comerciais, a entidade de maior capilaridade no País. Reúne quase 400 associações comerciais da moderna e desenvolvida economia do Interior Paulista.

Comentários dos Leitores