Notícias

Entidade quer construir centro para abrigar menores viciados

Por Gazeta de Alagoas    2 de abril de 2003
Maceió,AL- Situação de Risco Pessoal e Social no Centro de Maceió. O evento foi iniciado no último dia 31 e realizado no auditório do Ministério Público.
O seminário foi composto por oficinas de trabalho, com o intuito de formular uma proposta sustentável para inclusão social de menores em situação de rua, concentrando as ações na Praça dos Martírios. Segundo a presidenta da Funacriad, Tereza Nelma da Silva Porto, o trabalho está sendo realizado na praça, por ser o maior foco de menores, com 47 jovens, de 8 a 30 anos, vivendo de pequenos furtos e consumindo drogas.
Objetivo - “Nosso principal objetivo é conseguir a implantação de serviços de tratamento para drogados em Maceió. Para isso, é necessário uma chácara ou fazenda para atender os menores. Vamos discutir com o governo um espaço para iniciar esse serviço. O maior problema não é retirar os menores das ruas, mas sim incluí-los na sociedade. Primeiramente, queremos resolver o problema da praça para, em seguida, partir para os demais locais”, ressaltou Tereza Nelma.
Ela explicou que já vem sendo desenvolvido há um ano o projeto “A Tenda”, com ações direcionadas a crianças, adolescentes e adultos que sobrevivem nas ruas, concentrando-se na Praça dos Martírios e com fluxo na Rua Damasceno, Feira do Rato, Mercado Público, Praça do Pirulito e Rua Senador Mendonça.
“Atualmente, existem duas crianças, 22 adolescentes e 23 adultos vivendo na Praça dos Martírios. Nossa proposta é promover a reinserção familiar, encaminhamento para instituições e recambiamento para tratamentos em centros de outros estados”, frisou.

Comentários dos Leitores