Notícias

Crianças deficientes da AACD jogam capoeira

Por Waldely Reis e Luzia Zocchio   4 de abril de 2003
O setor de Reabilitação Desportiva da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) iniciou um programa inédito com crianças portadoras de deficiência física: a capoeira. Hoje, um ano depois de implantado, o projeto demonstra resultados satisfatórios do ponto de vista médico e terapêutico.

Para os instrutores de capoeira Marcos Paulo de Lima e Alex Souza Santos o trabalho com crianças portadoras de deficiência física era novidade. Junto com o setor de Reabilitação Desportiva da AACD eles aceitaram o desafio e hoje colhem os resultados. "Após este período conseguimos notar benefícios como melhor equilíbrio, desenvolvimento mental, disciplina e sociabilização", diz Edna Garcez, coordenadora do setor. "Hoje, os alunos estão mais participativos, demonstrando ginga e alongamento." Essa aquisição de habilidades é observada não só durante os treinos, mas também nas atividades diárias das crianças.

Edna levou a capoeira para a AACD com o apoio dos médicos. "Qualquer paciente, independente da idade ou da patologia, pode participar, inclusive pacientes em cadeiras de roda, que também podem dar sua contribuição."

Comentários dos Leitores