Notícias

ONG dá apoio escolar a crianças e jovens de baixa renda

Por InterCidadania    14 de abril de 2003
A Assistência e Promoção Social Exército da Salvação, mais conhecida pelo nome de Centro Comunitário Integração, desenvolve um programa de reforço escolar junto às crianças das comunidades José de Holanda e Mangueira, na Torre, bairro da cidade do Recife. Além do apoio com os estudos, a entidade oferece aulas de esportes, literatura, artesanato e cursos profissionalizantes para jovens entre três e 21 anos de idade. O objetivo é proporcionar o crescimento das pessoas dentro do contexto social.

Para crianças de três a seis anos são ministradas aulas de educação infantil. Já as com sete anos em diante recebem um reforço escolar. O programa de reforço é realizado há 14 anos, na Torre. Todos os dias, as crianças que cursam até a quarta série do ensino fundamental freqüentam a entidade e têm aulas de reforço com professores da área, no horário em que não estão no colégio. A partir da quinta série, os alunos têm aulas básica de informática. Atualmente, o centro atende 380 jovens.

Os jovens passam um turno inteiro no Exército da Salvação. Durante quatro horas eles têm, ainda, aulas de esportes, literatura e de trabalhos manuais e fazem passeios pela cidade. "Levamos as crianças num ônibus para conhecer o Recife e damos informações interessantes sobre a cidade", afirma Rosa Meylan, diretora do Centro Comunitário Integração. A partir dos 14 anos, os adolescentes podem ingressar nos cursos profissionalizantes de informática e manutenção de computadores. As aulas duram, em média, cinco meses. "Como é difícil conseguir um emprego, hoje em dia, tentamos preparar melhor os jovens para entrar no mercado", diz a diretora.

Um dos alunos da aula de conhecimento básico de informática, Paulo Henrique da Silva, 16 anos, afirma gostar do ensino no centro comunitário. "Já tinha estudado um pouco computação num outro lugar, mas gosto mais daqui porque o professor se preocupa em ensinar os detalhes da área". O professor de informática, Milton Marins, ensina no centro comunitário há dois anos e se mostra satisfeito com o trabalho que realiza no local. "Além da aula, fazemos um trabalho de evangelização. Assim, podemos alimentar o corpo e o espírito dos alunos".

A educação cristã também faz parte do trabalho da organização. Os conceitos de Deus, solidariedade e soberania são repassados aos jovens durante as atividades. A diretora do centro se orgulha do trabalho desenvolvido no local, onde crianças e jovens aprendem o que poderão utilizar no âmbito social, espiritual e intelectual. "Procuramos promover o desenvolvimento integral dos meninos".

Exército da Salvação

A entidade evangélica inglesa, sem fins lucrativos, foi fundada em 1865 pelo pastor William Booth, que buscava diminuir a pobreza em Londres, o grupo passou a difundir projetos sociais, aliados à educação cristã, em vários países do mundo. No Brasil, a entidade atua há 80 anos com filiais em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

Comentários dos Leitores