Notícias

Quatro mulheres recebem o prêmio Shell Iniciativa Jovem

Por Iniciativa Jovem   20 de maio de 2003
Pelo segundo ano consecutivo, as mulheres são as vencedoras do Prêmio Shell Iniciativa Jovem, programa que incentiva o empreendedorismo entre a população de 18 a 30 anos. Representadas nas quatro categorias, Lucy Telles,Luciana Pereira, Fernanda Oliveira e Márcia Alves conquistaram os jurados com seus planos de negócios. Cada uma recebeu R$5 mil para dar o pontapé inicial no negócio. Elas reforçam a estatística mundial - Monitoramento Global de Empreendedorismo de 2002 - que coloca a mulher brasileira no terceiro lugar como a mais empreendedora do mundo. Atrás apenas das mexicanas e neo-zelandesas.

As vencedoras apresentaram projetos voltados para a cultura e educação, principalmente para as populações em desvantagem social. Três deles, visam tornar o processo educativo tradicional, com atuação nas escolas, mais dinâmico e divertido com inserções teatrais. O quarto projeto, prevê a criação de um cinema de arte no Rio de Janeiro, que valorize a produção local e de oportunidade para novos cineastas.

Luciana Pereira, 24, é atriz e ganhou o prêmio de melhor plano de carreira que é se desenvolver como arte-educadora. Seu objetivo é implementar o projeto 'Contando o Brasil', com espetáculos para contar história para o público infantil.

A Ganhadora do prêmio de atividade empreendedora, Lucy Telles, 29 anos, pretende implementar a empresa "Prazer em Aprender". A proposta é utilizar o teatro como forma de reforçar o aprendizado em sala de aula utilizando como base o conteúdo das matérias curriculares.

Montar um centro de capacitação para juventude na comunidade do Morro da Falete, em Santa Teresa é o sonho de Márcia Alves, 26 anos. Com o projeto, a empreendedora visa desviar jovens carentes entre 15 e 25 anos do aliciamento do tráfico de drogas e contribuir para o desenvolvimento e inclusão social. O diferencial do projeto está na integração das atividades que serão oferecidas: cursos nas áreas de tecnologia, línguas e formação cultural e de ensino pré-vestibular.

À frente de um ambicioso projeto, Fernanda Oliveira, 29 anos, já deu o primeiro passo: foi a vencedora na categoria plano empresarial completo. Ela elaborou a criação de um cinema de arte em Santa Teresa. O 'Cine Santa Teresa' quer levar à comunidade cultura e cidadania através do cinema.

As quatro empreendedoras participaram do programa Iniciativa Jovem por seis meses e aprenderam a elaborar o plano de negócios. Na final, concorreram com 39 jovens pelo troféu. Com o prêmio nas mãos, e com o apoio do programa, elas agora vão montar seus negócios na incubadora, em Santa Teresa, RJ. No Brasil, o Iniciativa Jovem, programa mundial de empreendedorismo da Shell, é desenvolvido pela Dialog, organização sem fins lucrativos, e atende a jovens, preferencialmente em desvantagem social, de 18 a 30 anos, que querem ter o seu próprio negócio.

Comentários dos Leitores