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MTV discute principais problemas ligados ao universo infanto-juvenil
Por Tatiana Wittmann - Cidadania-e    20 de maio de 2003
Informar, debater, conscientizar, mobilizar. Estas ações sempre fizeram
parte das atividades da Music Television do Brasil, a MTV. Depois de
realizar diversas campanhas sobre a AIDS e eleições, agora a emissora
decidiu se engajar na discussão dos problemas da infância e adolescência no
País. Para isso, a emissora de televisão criou o Pacto MTV, que discute
temas como exploração e abuso sexual, trabalho infantil, drogas e violência.
"Nosso objetivo não é só denunciar as violações que vêm sendo realizadas contra os direitos dos jovens brasileiros, mas também mostrar possíveis soluções para os problemas por eles enfrentados", diz o gerente do Departamento de Promo da MTV Brasil, Jimmy Leroy. Para tanto, o Pacto MTV contou com o apoio de diversas organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao universo infanto-juvenil, como a Fundação Abrinq e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). "Elas nos ajudaram a levantar os dez temas que serão abordados e estão assessorando nosso trabalho", conta Leroy.
Em abril, o tema que foi colocado em discussão foi a Exploração e Abuso Sexual e neste mês está sendo abordado o Trabalho Infantil. "Também vamos falar de inclusão e exclusão digital, drogas, violência, menores infratores e sua recuperação, consumo sustentável, meio ambiente, educação e saúde", adianta Leroy. "O Pacto MTV fala da vida do nosso espectador - o jovem - e tenta ajudar a fazer com que a sociedade brasileira seja mais consciente e engajada", diz o gerente.
Diferentes meios voltados para o mesmo objetivo
O Pacto MTV integra diferentes mídias na discussão dos principais problemas da infância e adolescência no Brasil. A emissora está produzindo mini-documentários e serviços de utilidade pública (SUPs) para serem veiculados na televisão. "Todo dia primeiro de cada mês vai ao ar um SUP, com temas que visam a conscientização e o incentivo à participação de jovens em projetos sociais que reduzam a incidência dos problemas por eles enfrentados. E na última semana de cada mês, a audiência pode ver duas apresentações diárias de documentários especiais", explica Leroy.
Além dos programas televisivos, o Pacto MTV possui um espaço no site da MTV (www.mtv.com.br/especiais/pacto/) onde são divulgadas informações sobre o Estatuto da Infância e da Adolescência (ECA), links de ONGs e de instituições governamentais que trabalham com crianças e adolescentes, e textos sobre os temas abordados pela iniciativa. "A nossa audiência sabe que, além de entreter, a MTV participa da vida do jovem brasileiro. Nossas campanhas sobre AIDS e voto consciente nos dão credibilidade para trabalhar com estes temas mais delicados", diz Leroy.
No site da MTV ainda é possível denunciar abusos e exploração sexual e participar de fóruns e enquetes sobre o tema do mês. "E, paralelamente, a Revista MTV está produzindo e publicando matérias sintonizadas com temas do Pacto, como o ECA e a gravidez na adolescência", diz Leroy. "Trabalhamos para o jovem e queremos que eles tenham uma vida e um futuro melhor", finaliza.
"Nosso objetivo não é só denunciar as violações que vêm sendo realizadas contra os direitos dos jovens brasileiros, mas também mostrar possíveis soluções para os problemas por eles enfrentados", diz o gerente do Departamento de Promo da MTV Brasil, Jimmy Leroy. Para tanto, o Pacto MTV contou com o apoio de diversas organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao universo infanto-juvenil, como a Fundação Abrinq e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). "Elas nos ajudaram a levantar os dez temas que serão abordados e estão assessorando nosso trabalho", conta Leroy.
Em abril, o tema que foi colocado em discussão foi a Exploração e Abuso Sexual e neste mês está sendo abordado o Trabalho Infantil. "Também vamos falar de inclusão e exclusão digital, drogas, violência, menores infratores e sua recuperação, consumo sustentável, meio ambiente, educação e saúde", adianta Leroy. "O Pacto MTV fala da vida do nosso espectador - o jovem - e tenta ajudar a fazer com que a sociedade brasileira seja mais consciente e engajada", diz o gerente.
Diferentes meios voltados para o mesmo objetivo
O Pacto MTV integra diferentes mídias na discussão dos principais problemas da infância e adolescência no Brasil. A emissora está produzindo mini-documentários e serviços de utilidade pública (SUPs) para serem veiculados na televisão. "Todo dia primeiro de cada mês vai ao ar um SUP, com temas que visam a conscientização e o incentivo à participação de jovens em projetos sociais que reduzam a incidência dos problemas por eles enfrentados. E na última semana de cada mês, a audiência pode ver duas apresentações diárias de documentários especiais", explica Leroy.
Além dos programas televisivos, o Pacto MTV possui um espaço no site da MTV (www.mtv.com.br/especiais/pacto/) onde são divulgadas informações sobre o Estatuto da Infância e da Adolescência (ECA), links de ONGs e de instituições governamentais que trabalham com crianças e adolescentes, e textos sobre os temas abordados pela iniciativa. "A nossa audiência sabe que, além de entreter, a MTV participa da vida do jovem brasileiro. Nossas campanhas sobre AIDS e voto consciente nos dão credibilidade para trabalhar com estes temas mais delicados", diz Leroy.
No site da MTV ainda é possível denunciar abusos e exploração sexual e participar de fóruns e enquetes sobre o tema do mês. "E, paralelamente, a Revista MTV está produzindo e publicando matérias sintonizadas com temas do Pacto, como o ECA e a gravidez na adolescência", diz Leroy. "Trabalhamos para o jovem e queremos que eles tenham uma vida e um futuro melhor", finaliza.