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I Encontro de Empresas Parceiras do "Carpe Diem" (São Paulo)
Por Comunicação REBRAF   4 de julho de 2003
É com enorme satisfação que comunicamos a realização do I Encontro entre Empresas Parceiras do Carpe Diem. O Encontro foi no dia 14 de maio de 2003 no Mc Donald's (na esquina das Avenidas Morumbi e Luis Carlos Berrini).
Neste encontro estiveram presentes mais de 30 pessoas: os representantes das empresas parceiras, alguns funcionários mais ligados ao projeto, os profissionais do Carpe Diem e os nossos clientes.
Inicialmente, Ronaldo Cavalcante Pimentel - gerente do Mc Donald's e anfitrião do evento - falou sobre a importância da troca de experiências, e sobre a oportunidade de se criar uma rede entre as empresas, possibilitando também o início de novas amizades.
Em seguida, Gloria Amato, presidente do Carpe Diem, agradeceu o envolvimento de todas as pessoas presentes.
Foi realizada uma dinâmica inicial, para fortalecer o sentimento de pertencer a uma equipe de trabalho. Cada empresa dizia o seu nome, e a sua palavra de ordem para este dia.
Equipe Carpe Diem: TRANSFORMAÇÃO
Equipe LIDE: SOLIDARIEDADE
Equipe BERÇÁRIO Meu Pequeno Mundo Grande: O MUNDO É PEQUENO PARA QUEM É GRANDE
Equipe DOTZ: FURACÃO
Equipe FRIDAY´S: ALEGRIA
Equipe MC DONALD'S: AMIZADE
Equipe NIETO: AMIZADE
Equipe BILLBOX: FELICIDADE
Equipe IBMEC: VITÓRIA
Equipe PRODAM: FORÇA, FÉ E GARRA
Neste I Encontro, três empresas apresentaram as suas experiências: Mc Donald's, TGI Friday's e Billbox Records (três experiências em atividades de comércio, nas áreas de alimentação e lazer, visando o atendimento de clientes externos).
Apresentação de Ronaldo Cavalcante Pimentel Mc Donald's
"...A primeira experiência que tivemos, foi com a contratação da Flávia. Depois veio o Daniel. Foi muito importante percebermos que, apesar de terem a mesma deficiência, ambos são pessoas diferentes, com personalidades e formas de agir diversas... como todos nós".
"Descobrimos que as dificuldades que temos com eles são iguais às que temos com qualquer funcionário que esteja iniciando seu trabalho no Mc Donald's".
"Com a chegada da Flávia e do Daniel, percebemos que tínhamos preconceito, e víamos principalmente as incapacidades deles. Não vou dizer que eliminamos o preconceito, mas posso dizer com certeza que agora vemos o que são capazes de fazer. Percebemos suas competências e habilidades, e tal como os outros funcionários, queremos nos valer delas, colocando estas pessoas em uma posição onde as competências se destaquem".
"No caso do Daniel, no começo achávamos que ele não podia carregar peso; depois vimos que ele adora mostrar que é forte, e que gosta de participar do recebimento das mercadorias. No lobby o Daniel se destaca, por estar atento aos clientes, cumprimentando, abrindo portas para os mesmos passarem, enfim, demonstrando a atenção, educação e carisma que gostaríamos que todos os outros funcionários tivessem. Também se destaca por saber exatamente quando haverá aniversário de clientes no salão, por saber as folgas dos gerentes, enfim: ele acompanha o processo diário da loja.".
"No início, Daniel fazia um horário diferente dos colegas, em função das atividades do Carpe Diem. Percebemos que era importante, para ele e para a equipe, que tivesse o mesmo horário. Atualmente, entra às 11 horas e almoça com os companheiros de trabalho. Depois participa do posicionamento (atribuição das funções do dia) com todos, e vai embora às 4 horas, quando entra a equipe da noite. Com isto, aumentou em todos o sentimento de fazerem parte da equipe".
"Também achávamos que não podíamos corrigir o Daniel. Ele era café com leite. Aos poucos, com o auxílio da Analice, mediadora do Carpe Diem, começamos a ver que era muito importante pontuar os erros, e advertir quando fizesse alguma coisa de forma inadequada, mostrando a maneira correta de fazer. Com esta atitude da empresa, o Daniel cresceu como pessoa e como profissional".
"Também foi muito importante para nós o Café da Manhã que houve no Carpe Diem, o ano passado. Alguns colegas do Daniel passaram a entender melhor a importância deste projeto, e a se relacionar mais diretamente com o Daniel".
Elisângela: "... o Daniel sabe quando estamos de folga ou não, pergunta como foi nosso final de semana, e se interessa pelo que acontece com a gente. Sabe se estamos tristes, e busca nos alegrar. Isso é muito bom para nós".
"Inclusão é quando a pessoa faz parte, sem ser percebida como diferente pelos outros. O Daniel faz parte da loja e tem o mesmo tratamento dos outros, e é visto como mais um de nós. Isto é inclusão".
Apresentação de Roberto Lombardi Junior Friday's
"O Friday's já teve experiências anteriores de inclusão, com outros clientes do Carpe Diem, como o Thiago e também a Mariana, que trabalhou conosco durante 2 anos".
"O Cristiano, em um primeiro momento, era visto por nós como café com leite. Muitas vezes ficava brincando, sem trabalhar, e nós não chamávamos a sua atenção. Aos poucos, com o trabalho de mediação do Carpe Diem, começamos a enxergar e a mostrar para a equipe, que o Cristiano é um funcionário como outro qualquer, que tem obrigações e deveres como os seus colegas de trabalho".
"A partir desta nova visão, fomos modificando a forma de lidar com o Cristiano, e ele vem se desenvolvendo mais. Às vezes demorava muito tempo no banheiro, ou então cumprimentava um por um, atrasando o início do serviço. Agora estamos cobrando o Cris, apontando o que precisa mudar, e treinando-o em suas atividades".
"Agora Cristiano já chega ao Friday's vestido com o uniforme, e depois do almoço deve entrar no shift (preparação do dia) com os colegas, às 11:45 pontualmente. Tanto o Cristiano como os seus colegas, se chegarem atrasados ao shift, ficam de fora e não participam".
"Nós nos orgulhamos de ter o Cristiano como funcionário do Friday's".
Isabel salientou que "...o último projeto pedagógico do Cristiano no Carpe Diem, foi a confecção de drinks. Isto mostra que Cristiano se interessa pelo seu trabalho, e traz informações sobre o mesmo, compartilhando estas experiências com seus amigos".
Apresentação de Manoella Grassi
Billbox Records
"...O que eu vou falar é diferente do que o Mc Donald's e o Friday's apresentaram anteriormente. Tenho uma irmã com Síndrome de Down, a Marcella, e todos da loja a conhecem. Portanto os funcionários da loja tratam o Guto normalmente, pois já estão acostumados a conviver com minha irmã".
"É importante dizer que o Guto participa da equipe, realizando todas as atividades da loja, com exceção do atendimento ao cliente. Mesmo assim, se um cliente lhe pergunta algo, ele é super educado, pede desculpas e diz que vai chamar outra pessoa que esteja mais preparada para atender o cliente".
"Sinto que os clientes permanecem mais tempo na loja, observando as atividades de Luiz Augusto, e constatando tudo o que ele sabe fazer".
"Para Luiz Augusto, o trabalho está sendo super importante. Chega no horário, presta atenção às ordens, é muito atencioso e educado com todos. Está aprendendo muito sobre música, e ficou conhecendo gente famosa, como o Otávio Mesquita e o Arnaldo Antunes".
"Está sendo uma experiência muito valiosa para todos nós".
Ao final das apresentações, cada um recebeu uma camiseta do Carpe Diem em sinal de agradecimento. Contamos com o depoimento de Luiz Augusto Cardoso Fernandes da Luz, funcionário da Billbox, de Cristiano B. Guerrino, funcionário do Friday's, de Daniel de Paiva Bartczak, funcionário do Mc Donald's e de Ney Francisco Bourroul, funcionário da Dotz. Todos salientaram a importância do trabalho em suas vidas, o significado das novas amizades, o valor do que estão aprendendo, e o desejo de continuar trabalhando mais e melhor. Isabel de Francischi, Coordenadora da área de Empresas, realizou o fechamento, apontando a riqueza dos pontos em comum, que levaram as empresas a atuarem da mesma maneira, e também a diversidade de cada uma, exigindo em alguns momentos soluções criativas e inovadoras. Também falou sobre a dificuldade que a Associação Carpe Diem tem para se adequar ao ritmo das empresas, que hoje em dia são tão ágeis, tão rápidas, tão virtuais, que exigem muita criatividade de nossa parte, para encontrarmos as brechas e espaços de tempo tão necessários para o desenvolvimento das relações humanas dentro das empresas. Gloria Amato agradeceu mais uma vez, apontando sua satisfação em reconhecer que as empresas parceiras do Carpe Diem não estão realizando a inserção profissional, mas a verdadeira inclusão, que possibilita à pessoa fazer parte e participar do contexto, como qualquer outra, e onde a grande tônica passa a ser o respeito por todas as diferenças. Afinal, somos semelhantes justamente porque somos diferentes. Após as apresentações foi servido o café da manhã, carinhosamente preparado pela equipe do Mc Donald's. Com esses encontros, estas empresas estão mais uma vez valorizando a diversidade humana e a inclusão social, e permitindo que seus funcionários e colaboradores reflitam sobre estas questões. Parabéns a todas!!
E, por favor, divulguem junto aos outros funcionários de sua empresa, a riqueza deste evento.
Um grande abraço,
Equipe do Carpe Diem
Neste encontro estiveram presentes mais de 30 pessoas: os representantes das empresas parceiras, alguns funcionários mais ligados ao projeto, os profissionais do Carpe Diem e os nossos clientes.
Inicialmente, Ronaldo Cavalcante Pimentel - gerente do Mc Donald's e anfitrião do evento - falou sobre a importância da troca de experiências, e sobre a oportunidade de se criar uma rede entre as empresas, possibilitando também o início de novas amizades.
Em seguida, Gloria Amato, presidente do Carpe Diem, agradeceu o envolvimento de todas as pessoas presentes.
Foi realizada uma dinâmica inicial, para fortalecer o sentimento de pertencer a uma equipe de trabalho. Cada empresa dizia o seu nome, e a sua palavra de ordem para este dia.
Equipe Carpe Diem: TRANSFORMAÇÃO
Equipe LIDE: SOLIDARIEDADE
Equipe BERÇÁRIO Meu Pequeno Mundo Grande: O MUNDO É PEQUENO PARA QUEM É GRANDE
Equipe DOTZ: FURACÃO
Equipe FRIDAY´S: ALEGRIA
Equipe MC DONALD'S: AMIZADE
Equipe NIETO: AMIZADE
Equipe BILLBOX: FELICIDADE
Equipe IBMEC: VITÓRIA
Equipe PRODAM: FORÇA, FÉ E GARRA
Neste I Encontro, três empresas apresentaram as suas experiências: Mc Donald's, TGI Friday's e Billbox Records (três experiências em atividades de comércio, nas áreas de alimentação e lazer, visando o atendimento de clientes externos).
Apresentação de Ronaldo Cavalcante Pimentel Mc Donald's
"...A primeira experiência que tivemos, foi com a contratação da Flávia. Depois veio o Daniel. Foi muito importante percebermos que, apesar de terem a mesma deficiência, ambos são pessoas diferentes, com personalidades e formas de agir diversas... como todos nós".
"Descobrimos que as dificuldades que temos com eles são iguais às que temos com qualquer funcionário que esteja iniciando seu trabalho no Mc Donald's".
"Com a chegada da Flávia e do Daniel, percebemos que tínhamos preconceito, e víamos principalmente as incapacidades deles. Não vou dizer que eliminamos o preconceito, mas posso dizer com certeza que agora vemos o que são capazes de fazer. Percebemos suas competências e habilidades, e tal como os outros funcionários, queremos nos valer delas, colocando estas pessoas em uma posição onde as competências se destaquem".
"No caso do Daniel, no começo achávamos que ele não podia carregar peso; depois vimos que ele adora mostrar que é forte, e que gosta de participar do recebimento das mercadorias. No lobby o Daniel se destaca, por estar atento aos clientes, cumprimentando, abrindo portas para os mesmos passarem, enfim, demonstrando a atenção, educação e carisma que gostaríamos que todos os outros funcionários tivessem. Também se destaca por saber exatamente quando haverá aniversário de clientes no salão, por saber as folgas dos gerentes, enfim: ele acompanha o processo diário da loja.".
"No início, Daniel fazia um horário diferente dos colegas, em função das atividades do Carpe Diem. Percebemos que era importante, para ele e para a equipe, que tivesse o mesmo horário. Atualmente, entra às 11 horas e almoça com os companheiros de trabalho. Depois participa do posicionamento (atribuição das funções do dia) com todos, e vai embora às 4 horas, quando entra a equipe da noite. Com isto, aumentou em todos o sentimento de fazerem parte da equipe".
"Também achávamos que não podíamos corrigir o Daniel. Ele era café com leite. Aos poucos, com o auxílio da Analice, mediadora do Carpe Diem, começamos a ver que era muito importante pontuar os erros, e advertir quando fizesse alguma coisa de forma inadequada, mostrando a maneira correta de fazer. Com esta atitude da empresa, o Daniel cresceu como pessoa e como profissional".
"Também foi muito importante para nós o Café da Manhã que houve no Carpe Diem, o ano passado. Alguns colegas do Daniel passaram a entender melhor a importância deste projeto, e a se relacionar mais diretamente com o Daniel".
Elisângela: "... o Daniel sabe quando estamos de folga ou não, pergunta como foi nosso final de semana, e se interessa pelo que acontece com a gente. Sabe se estamos tristes, e busca nos alegrar. Isso é muito bom para nós".
"Inclusão é quando a pessoa faz parte, sem ser percebida como diferente pelos outros. O Daniel faz parte da loja e tem o mesmo tratamento dos outros, e é visto como mais um de nós. Isto é inclusão".
Apresentação de Roberto Lombardi Junior Friday's
"O Friday's já teve experiências anteriores de inclusão, com outros clientes do Carpe Diem, como o Thiago e também a Mariana, que trabalhou conosco durante 2 anos".
"O Cristiano, em um primeiro momento, era visto por nós como café com leite. Muitas vezes ficava brincando, sem trabalhar, e nós não chamávamos a sua atenção. Aos poucos, com o trabalho de mediação do Carpe Diem, começamos a enxergar e a mostrar para a equipe, que o Cristiano é um funcionário como outro qualquer, que tem obrigações e deveres como os seus colegas de trabalho".
"A partir desta nova visão, fomos modificando a forma de lidar com o Cristiano, e ele vem se desenvolvendo mais. Às vezes demorava muito tempo no banheiro, ou então cumprimentava um por um, atrasando o início do serviço. Agora estamos cobrando o Cris, apontando o que precisa mudar, e treinando-o em suas atividades".
"Agora Cristiano já chega ao Friday's vestido com o uniforme, e depois do almoço deve entrar no shift (preparação do dia) com os colegas, às 11:45 pontualmente. Tanto o Cristiano como os seus colegas, se chegarem atrasados ao shift, ficam de fora e não participam".
"Nós nos orgulhamos de ter o Cristiano como funcionário do Friday's".
Isabel salientou que "...o último projeto pedagógico do Cristiano no Carpe Diem, foi a confecção de drinks. Isto mostra que Cristiano se interessa pelo seu trabalho, e traz informações sobre o mesmo, compartilhando estas experiências com seus amigos".
Apresentação de Manoella Grassi
Billbox Records
"...O que eu vou falar é diferente do que o Mc Donald's e o Friday's apresentaram anteriormente. Tenho uma irmã com Síndrome de Down, a Marcella, e todos da loja a conhecem. Portanto os funcionários da loja tratam o Guto normalmente, pois já estão acostumados a conviver com minha irmã".
"É importante dizer que o Guto participa da equipe, realizando todas as atividades da loja, com exceção do atendimento ao cliente. Mesmo assim, se um cliente lhe pergunta algo, ele é super educado, pede desculpas e diz que vai chamar outra pessoa que esteja mais preparada para atender o cliente".
"Sinto que os clientes permanecem mais tempo na loja, observando as atividades de Luiz Augusto, e constatando tudo o que ele sabe fazer".
"Para Luiz Augusto, o trabalho está sendo super importante. Chega no horário, presta atenção às ordens, é muito atencioso e educado com todos. Está aprendendo muito sobre música, e ficou conhecendo gente famosa, como o Otávio Mesquita e o Arnaldo Antunes".
"Está sendo uma experiência muito valiosa para todos nós".
Ao final das apresentações, cada um recebeu uma camiseta do Carpe Diem em sinal de agradecimento. Contamos com o depoimento de Luiz Augusto Cardoso Fernandes da Luz, funcionário da Billbox, de Cristiano B. Guerrino, funcionário do Friday's, de Daniel de Paiva Bartczak, funcionário do Mc Donald's e de Ney Francisco Bourroul, funcionário da Dotz. Todos salientaram a importância do trabalho em suas vidas, o significado das novas amizades, o valor do que estão aprendendo, e o desejo de continuar trabalhando mais e melhor. Isabel de Francischi, Coordenadora da área de Empresas, realizou o fechamento, apontando a riqueza dos pontos em comum, que levaram as empresas a atuarem da mesma maneira, e também a diversidade de cada uma, exigindo em alguns momentos soluções criativas e inovadoras. Também falou sobre a dificuldade que a Associação Carpe Diem tem para se adequar ao ritmo das empresas, que hoje em dia são tão ágeis, tão rápidas, tão virtuais, que exigem muita criatividade de nossa parte, para encontrarmos as brechas e espaços de tempo tão necessários para o desenvolvimento das relações humanas dentro das empresas. Gloria Amato agradeceu mais uma vez, apontando sua satisfação em reconhecer que as empresas parceiras do Carpe Diem não estão realizando a inserção profissional, mas a verdadeira inclusão, que possibilita à pessoa fazer parte e participar do contexto, como qualquer outra, e onde a grande tônica passa a ser o respeito por todas as diferenças. Afinal, somos semelhantes justamente porque somos diferentes. Após as apresentações foi servido o café da manhã, carinhosamente preparado pela equipe do Mc Donald's. Com esses encontros, estas empresas estão mais uma vez valorizando a diversidade humana e a inclusão social, e permitindo que seus funcionários e colaboradores reflitam sobre estas questões. Parabéns a todas!!
E, por favor, divulguem junto aos outros funcionários de sua empresa, a riqueza deste evento.
Um grande abraço,
Equipe do Carpe Diem