Notícias

DuPont estimula conhecimento com experiências simples

Por Diário do Comércio   22 de agosto de 2003
Experiências científicas agora fazem parte das aulas de ciências dos alunos da 4ª série da Escola Municipal Professor João de Almeida Lemos, que fica na cidade de Barueri.

Beatriz, de 11 anos, Talita, 11, Lucas, 12, e Roger, 14, têm na ponta da língua os resultados sobre as descobertas que fizeram após os estudos sobre a ação do vento e da água em variados tipos de solo. Eles fazem parte do projeto de estímulo ao aprendizado de ciências e educação ambiental da DuPont.

Roger conta que foi muito fácil e barato fazer a experiência do filtro de água. Trouxe de casa uma garrafa plástica de refrigerante de dois litros. Colocou areia dentro, pedriscos e algodão. Com a ajuda da professora Alice Helena Constâncio depositou em seguida um líquido barrento. "A água saiu limpa do outro lado. Se fosse poluída, contaminaria o solo e as plantas", disse. O colega de classe Lucas completou: "jogar lixo perto dos rios também polui a água".

Em outra turma de 4ª série os alunos estavam estudando o ar. Para isso, construíram um catavento. Além de lúdica e divertida, a experiência os ajudou a entender os males provocados pela poluição. Michael, de 11 anos, disse logo que queimar lixo em casa pode poluir o ar.

A professora Sara Madalena Soares conta que ficou mais fácil falar de ciências para os alunos. "Agora eles vivenciam o que aprendem". Segundo a diretora da escola, Romilda Cleis, os estudantes estão animados para participar da Feira de Ciência, que será realizada pela DuPont até o fim do ano. As outras cidades que fazem parte do projeto Cultivando Cidadãos são Santa Cruz do Sul e Esteio (RS), Brasília (DF), Londrina (PR), alcançando 20 mil alunos de 400 escolas.

Em Indaiatuba, interior paulista, a empresa deverá entregar em breve um Centro de Formação de Professores, construído dentro do Bosque do Saber, área do município cercada por Mata Atlântica. O local vai servir como referência para a capacitação de professores. Atualmente, os docentes são treinados em vários cursos realizados em parceria com as secretarias de Educação dos municípios. (DC)

Comentários dos Leitores