Notícias

Philips transforma aulas em momentos de muita diversão

Por Jornal do Comércio   22 de agosto de 2003
As aulas sobre a fauna e a flora brasileira viraram uma grande diversão para os alunos da 1ª série da escola municipal Prof. João de Souza Ferraz. Pelo menos uma vez por mês, Osvaldo Castanha, Sofia Moraes, Hannah Spier e Daniella Lima, voluntários da Philips, levam material colorido e muita animação para passar algumas horas com os estudantes.

É preciso muito fôlego para acompanhar o ritmo das crianças. "Elas ficam a mil por hora com as atividades", brinca Sofia Moraes, que trabalha na área de atendimento ao consumidor na Philips. Na última segunda-feira, foi a vez de os voluntários falarem sobre os animais que existem na selva e os que vivem dentro de casa.

Depois, os alunos tiraram moldes de máscaras dos bichos e pintaram seus desenhos. Para a voluntária Hannah Spier, o projeto ajudou a valorizar o trabalho do professor.

"É muito gratificante a recepção da turma", destaca a secretária da Philips.

O gerente de recursos humanos Osvaldo Castanha mudou totalmente de rotina. A formalidade do trabalho deu lugar à descontração da sala de aula.

Apesar da pouca experiência com educação, ele e Sofia acompanham bem o ritmo das crianças.

Todas as atividades realizadas em aula são apoiadas por um kit, contendo apostilas e pôsteres que falam da importância da consciência ecológica.

O material foi produzido com o apoio pedagógico da La Fabbrica do Brasil e segue os Parâmetros Curriculares Nacionais, que tratam das disciplinas transversais que têm temas como cidadania, trânsito, além de educação ambiental.

O material foi distribuído gratuitamente a 11,5 mil escolas públicas do Amazonas, São Paulo, Minas, Pará e Pernambuco. Tanto professores como alunos foram beneficiados.

Toda a participação nos treinamentos e o projeto desenvolvido em sala de aula contam pontos para os professores. Em São Paulo, a pontuação vale um salário melhor e vantagens para a carreira. "Os voluntários dão o primeiro passo do trabalho em sala de aula. Cabe aos professores dar sequência às atividades ao longo do ano", explica Hanna Spier. (DC)

Comentários dos Leitores