Notícias

APAE Jundiaí implanta casa para autistas

Por    3 de setembro de 2003
São Paulo - O Núcleo de Atendimento à Síndrome do Autismo, da APAE Jundiaí, implantou o programa domiciliar na casa de Rodrigo Sacagni de Mello, de 13 anos. O local escolhido foi o quarto do Rodrigo não só por ser espaçoso e iluminado, mas principalmente serviria como lugar fixo para a aplicação das atividades.
A equipe do Núcleo ensinou como organizar o material, a postura, a recompensa (elogio), a quantidade de tentativas (três) e a importância de sinalizar o início e fim de cada atividade. Organizadas em cestas (caixas, bacias), as atividades buscam ampliar a autonomia do aluno e incentivar diversas áreas de seu desenvolvimento.
Para a mãe de Rodrigo, Terezinha de Jesus, levar as atividades de classe para a casa é incentivar o filho e ampliar suas chances de progresso. “Criamos uma agenda para a realização destas atividades, priorizando os horários que eu e meu marido estamos em casa. Fiquei superemocionada em ver como o Rodrigo executa as atividades com rapidez.”
Rodrigo é um dos autistas atendidos pelo Núcleo e só foi diagnosticado aos nove anos. “Ele está há três anos na APAE e sua melhora é evidente, possuindo mais autonomia e se mostrando mais interessado em suas atividades”, salienta Terezinha.
O Núcleo de Atendimento à Síndrome do Autismo utiliza-se do método TEACCH – voltado para a educação de autistas e crianças com déficits relacionados à comunicação. Seu objetivo é propiciar um desenvolvimento adequado e compatível com a capacidade de cada indivíduo, com a participação da família.
Contatos: (0xx11) 4526-1150
Mais informações no site da APAE

Comentários dos Leitores