Notícias

Brasil terá seu primeiro Mapa do Terceiro Setor

Por Diário do Comércio   11 de setembro de 2003
A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, por meio do CETS (Centro de Estudos do Terceiro Setor), lançou, ontem, o "Mapa do Terceiro Setor".

A iniciativa tem como objetivo reunir as informações das organizações do Terceiro Setor para a criação de uma base de dados na internet, que sirva como referência internacional e contribua para a transparência das ações e práticas da área, estimulando ainda mais o investimento social.

As informações compiladas serão disponibilizadas ao público para reforçar o papel das organizações como agentes de transformação social, o que facilita o acesso de voluntários, parceiros, patrocinadores, governo e empresas socialmente responsáveis. A base de dados também viabiliza o intercâmbio de experiências e a formação de redes.

O "Mapa do Terceiro Setor" utiliza metodologia desenvolvida pela ONU, que tem como finalidade classificar e mensurar as atividades do setor. Dessa maneira, as organizações que se cadastrarem estarão se capacitando com a utilização de conceitos que são universais. É a primeira vez que as organizações do Terceiro Setor terão a oportunidade de utilizar o método.

O "Mapa do Terceiro Setor", que começa com 249 organizações e 719 unidades distribuídas por todo o País, tem como meta alcançar todas as organizações existentes no Brasil, hoje estimadas em 250 mil. As informações serão disponibilizadas no site www.mapadoterceirosetor. org.br .

Podem fazer parte do "Mapa do Terceiro Setor" organizações que atuam nas áreas de Cultura e Recreação, Educação e Pesquisa, Saúde, Assistência e Promoção Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Moradia, Defesa dos Direitos Civis e Organizações Políticas etc.

Entre algumas das parceiras da iniciativa estão a Fundação Orsa e a Rede Brasileira de Entidades Assistenciais e Filantrópicas (Rebraf).

Comentários dos Leitores