Notícias

"Hoje eu já ajudo a pagar algumas das contas lá de casa"

Por Diário do Comércio   11 de setembro de 2003
Foto de Paulo Pampolin/Digna Imagem Jeffeklen Oliveira está trabalhando na Associação Comercial de São Paulo e conta que antes só estudava e jogava bola na rua
Jeffeklen Oliveira tem 15 anos e trabalha como aprendiz há seis meses, na Associação Comercial de São Paulo.

Ninguém melhor do que ele para contar a experiência sobre essa nova trajetória.

O garoto foi bastante elogiado pela psicóloga Helena Aguiar, responsável por um dos cursos referentes à formação teórica na certificadora Espro. Segundo ela, "Jeffeklen é um grande exemplo da transformação" que o programa de aprendizes proporciona aos jovens.

Com o elogio, Jeffeklen se enche de orgulho e de estímulo para continuar a sua história e para contar sobre seu passado, as mudanças e as perspectivas que vieram com essa experiência. (CD) "Meu nome é Jeffeklen Oliveira, tenho 15 anos de idade e sou um funcionário aprendiz. Antes de começar a trabalhar, eu já tinha vontade de ter o meu dinheiro e ser independente. Não gostava de ficar pedindo emprestado para a minha mãe.

A única coisa que eu fazia, quando não estava na escola, era jogar bola na rua com os amigos do bairro. Um dia, uma amiga me falou sobre uma prova para um curso profissionalizante na Espro. Eu fui até a escola e me candidatei.

Foi graças à minha amiga Adriana que eu dei o primeiro passo. Ela me contava que tinha começado a trabalhar ganhando muito pouco, foi crescendo, depois foi contratada pela empresa e hoje ela está muito bem!

Eu fiz a prova, passei e logo fui escolhido para trabalhar. Eu fiquei muito feliz! Quando comecei, não sabia muito bem como me comportar. Eu achava que tinha que virar adulto. Então, fiquei sério. Eu não brincava mais, nem na hora de brincar. Depois, percebi que não precisava ser tão radical e hoje já sei separar muito bem as coisas.

Eu cresci e hoje já ajudo a pagar algumas contas lá de casa. No futuro, eu tenho esperança de ter um emprego fixo e também penso em fazer uma faculdade quando terminar os meus estudos".

Comentários dos Leitores