Notícias

Idosos comemoram os dois anos do CRI

Por Diário do Comércio   26 de setembro de 2003
O Centro de Referência do Idoso (CRI) realizará, no dia 26 de setembro, uma mega caminhada com cerca de 1.500 idosos e o lançamento de um livro de 80 páginas com histórias de vida de 12 de seus freqüentadores. Os eventos acontecerão um dia antes do Dia Internacional do Idoso, comemorado no sábado, para celebrar os dois anos da entidade, um símbolo de bom atendimento e qualidade em serviços da Secretaria de Estado da Saúde. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão no evento, a partir das 9h.

Considerado a maior referência da América Latina em atendimento gratuito a idosos, o CRI já bateu a marca de 350 mil atendimentos nos quase dois anos de funcionamento. São atendidos cerca de 15 mil idosos por mês, dos quais 9.300 na área médica, incluindo exames de última geração, e 5.700 nos setores de convivência e lazer.

Além da caminhada (saída no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul, av. Dr. Ussiel Cirilo, 225), às 9h, a programação de aniversário inclui atividades de Tai Chi Chuan, alongamento, relaxamento, terapia ocupacional, yôga, teatro, coral, dança de salão, atendimento odontológico e exposições de pinturas e trabalhos em argila, madeira e cortiça desenvolvidos pelos idosos. O baile da terceira idade, que reúne cerca de 700 idosos às sextas-feiras, não deixará de acontecer.

O lançamento do livro “Conversas e Memórias - Fragmentos”, que resgata a infância e as histórias de vida de 12 freqüentadores do CRI, será às 10h. Os idosos que ditaram suas histórias estarão presentes na entidade para a manhã de autógrafos.

“O CRI é uma iniciativa pioneira do governo estadual, um orgulho para os paulistas. Em apenas um ambiente estão reunidos atendimento médico, áreas de lazer e completa infra-estrutura para exames e atividades recreativas. As atividades promovidas pela entidade nestes dois anos são demonstrações do compromisso do governo estadual para com a valorização do idoso”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Comentários dos Leitores