Notícias

Projeto usa animais como terapia

Por Vitor G. Montoro - FAAP   1 de outubro de 2003
São Paulo- O projeto PetSmile criado em agosto de 1997 tem como base a terapia mediada por animais e uma equipe formada por gatos, coelhos, cães e peixes. O grupo, mantido por mais de 20 voluntários, atende semanalmente hospitais, creches e escolas para crianças portadoras de deficiências na grande São Paulo, sendo as visitas previamente agendadas.

A médica veterinária, psicóloga e coordenadora do projeto, Hannelore Fuchs, é especializada na relação ser humano- animal e comportamento animal. “ O animal é integrado ao ambiente como um estímulo externo, não como solução do problema”, conta Hannelore. O objetivo do grupo é transformar os relacionamentos dentro dos ambientes hospitalares, com um projeto inovador no caráter humanitário, quebrando com os paradigmas através de ações sociais nesses ambientes.

Os resultados desse trabalho educativo e terapêutico podem ser facilmente observados, pois as crianças se adaptam melhor ao hospital, facilitando a compreensão com as rotinas de remédios e exames. Depois que o animal entra no hospital, a realidade muda para a criança e a função terapêutica torna-se efetiva.

Os animais utilizados não podem ter nenhuma doença, devem estar sempre com a vacinação em dia e, de preferência, não podem ter nenhum contato com o chão ou a cama. Normalmente são utilizadas toalhas esterilizadas para apoiar os animais.

O rigoroso processo de seleção também cabe aos voluntários. Primeiro, o contato é feito por telefone, em seguida é enviado ao candidato um questionário e um folheto explicativo para saber quais são suas reais intenções. Aprovado em todos esses processos, o candidato passa por uma entrevista pessoal e um treinamento prático.


Como ajudar: pessoas e animais voluntários são bem vindos.
Rua Corumbá, 109, Sumaré, tel. 3865-2940

Comentários dos Leitores