Notícias

Programa diverte crianças com câncer

Por Natasha Muller   1 de outubro de 2003
São Paulo - O Projeto Felicidade foi fundado em abril de 2001 pelo rabino Shabsi Alpern, visando diversão e alegria para crianças portadoras de câncer e em tratamento em hospitais do Estado de São Paulo e de outros Estados, selecionados por uma equipe medica dos 22 hospitais conveniados. Em 2002, 1250 pessoas foram assistidas pelo programa.

A idéia do Projeto Felicidade surgiu após uma viagem do rabino Alpern aos EUA, onde já existe um projeto semelhante mas sem voluntários; as crianças vão aos parques da Disney Word com seus familiares.

No Brasil, o funcionamento do Projeto ocorre da seguinte maneira: as crianças chegam toda segunda-feira, cada uma traz dois adultos e um irmão, sendo um total de aproximadamente 50 pessoas. São hospedados em hotéis (inclusive cinco estrelas) até sexta-feira à tarde, e diariamente fazem passeios como, por exemplo, Hoppi Hari, Playcenter, Guarujá, Buffes infantis. Acompanhadas por um grupo de 107 voluntários devidamente treinados. Durante essa semana as famílias são envolvidas num clima de alegria, no qual festas e presentes são uma constante.

E o programa não pára por aí, os voluntários do Projeto Felicidade continuam mantendo contato com as crianças mesmo após o termino da semana, por intermédio de cartas e telefonemas. Fazem festas-surpresa de aniversário na casa delas e ainda promovem um grande encontro anual no mês de outubro, mês do dia das crianças.

É medicamente comprovado que as crianças após essa semana de pura diversão e felicidade ganham mais forças para continuar o difícil tratamento contra o câncer, renascendo assim, dentro delas, a alegria de viver.

Comentários dos Leitores