Notícias
A vida começa aos sessenta
Fundada em 10 de novembro de 1953, iniciou suas atividades com 20 pessoas, no Bairro Campestre também em Santo André em 1961, mudou-se para nova sede no Jardim Bom Pastor, pois houve a doação de terreno, esta nova sede tinha capacidade para abrigar até 120 idosos. Em 1979, no entanto, em virtude da construção de uma marginal houve a desapropriação da sede, no entanto a prefeitura concedeu-lhes um outro terreno situado no Jardim Guilhermina também em Santo André, onde a sede encontra-se estabelecida até hoje.
A Instituição tem como principal atividade o abrigo de idosos carentes e presta completa assistência quanto à moradia, alimentação (cinco refeições diárias), higiene (serviço de lavanderia), assistência médica, social (atividades recreativas), psicológica, fisioterápica, odontológica e atendimento de enfermagem 24 horas; para isso dispõe de profissionais qualificados, além dos voluntários que colaboram em diversos setores, como: cozinha, costura, barbearia, alfabetização, enfermagem, bazar. Há ainda aqueles que ajudam diretamente com os idosos, por exemplo, com o banho de acamados.
Para manter a sua infraestrutura, conta com contribuições realizadas voluntariamente, com a arrecadação do “bazar da pechincha” onde doações que não puderam ser diretamente utilizadas são vendidas por preços módicos, os móveis doados também têm destinação certa, o “mercado de móveis usados” que funciona regularmente vendendo sofás, mesas, guarda roupas, enfim todas as doações recebidas.
Abrigando atualmente 130 “velhinhos” e visando manter a qualidade de vida e o desenvolvimento humano através da integração, visitas periódicas são realizadas por grupos voluntários; eventos internos também são realizados em datas comemorativas quando o coral, formado de internos, tem a oportunidade de realizar apresentações; tanto como atividades externas, como visitas a cidades turísticas etc.
A entidade possui certificado de entidade filantrópica, e é considerada de utilidade pública federal, estadual e municipal. Registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e também na Prefeitura Municipal de Santo André.
As doações podem ser feitas na própria entidade ou através do serviço de coleta.