Notícias

Idosos têm atividades coletivas no Bartuira

Por Miguel Coatti - FAAP   1 de outubro de 2003
São Paulo,SP - Na década de 60, José Gonçalves Pereira e sua esposa Luisa Miranda Gonçalves Pereira fundaram a casa transitória que fica na Vila Maria, num terreno doado pela prefeitura do governo Jânio Quadros. A instituição é formada por 27 pavilhões que abrigam uma escola, farmácia, educação de gestantes, lar para idosos etc.

O pavilhão dos idosos atualmente contém 80 pessoas de 70 a 100 anos e é chamado de lar Bartuira, esses idosos chegam ao lar por intermédio da assistência social ou por pedido de seus familiares.

O Bartuira é mantido com recursos do estado e com contribuições familiares e é administrado pela Federação espírita do Estado de São Paulo que também faz a triagem das pessoas que são indicadas pelo estado.

O lar é um lugar feito para que os idosos convivam com pessoas de sua idade, pois ele conta com uma horta, sala de convívio, sala de fisioterapia, quartos coletivos ou individuais, inclusive a própria fundadora esta hospedada no lar Bartuira.

Os voluntários e as pessoas de federação desenvolvem projetos que ajudam os idosos a passar o tempo, incluindo trabalhos corporais e com materiais tipo argila.

Comentários dos Leitores